Última hora

IL considera “completamente extemporâneo” debate em torno das Eleições Presidenciais de 26

3 Setembro 2023
IL considera “completamente extemporâneo” debate em torno das Eleições Presidenciais de 26
Política
0

O líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, considerou hoje “completamente extemporâneo” o debate em torno das Eleições Presidenciais de 2026, defendendo que o mesmo só seria compreensível se o país não enfrentasse outros problemas.
“Para ser completamente honesto, nem consigo perceber esta ânsia sobre as Presidenciais que se instalou agora em Portugal porque seria compreensível se não tivéssemos problemas”, afirmou Rui Rocha à margem de um encontro com militantes na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto.
Em declarações aos jornalistas, Rui Rocha defendeu que as Eleições Presidenciais de 2026 não deveriam estar no centro da discussão política, considerando que o debate em torno dessa questão é “completamente extemporâneo”.
“Os partidos políticos não querem falar sobre saúde? Não querem falar sobre habitação? Não querem falar sobre impostos?”, questionou, dizendo que as presidenciais não são a corrida da Iniciativa Liberal.
“Estamos na corrida dos problemas concretos dos portugueses”, referiu Rui Rocha.
E acrescentou, “quem não tem soluções, quem não tem nada para propor ao país, se calhar interessa-lhe fazer uma corrida às Presidenciais que, vamos ter isso em conta, é quase daqui a dois anos e meio”.
O líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, admitiu também estar cansado de ver o Portugal “sempre de mão estendida para Bruxelas” e defendeu ser preciso resolver os problemas internos e reconstituir a confiança dos portugueses, sobretudo em matéria de habitação.
“Não quero um País que está sempre de mão estendida para Bruxelas, quero um País que consegue resolver os seus problemas e consegue reconstituir a confiança aos portugueses”, afirmou Rui Rocha, em declarações aos jornalistas, à margem de um encontro com militantes na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto.