Última hora

Estatuto Editorial

Estatuto Editorial

 

 

O Renovação é um jornal diário online, independente e livre.

O Renovação é um projeto de informação em sintonia com o processo de mudanças tecnológicas e de civilização no espaço público contemporâneo.

O Renovação procura a verdade e subordina-se apenas aos factos. Nunca se deixará condicionar por interesses partidários, económicos e religiosos ou por qualquer outra lógica de grupo. Somos responsáveis apenas perante os nossos leitores, sem nunca descurar os organismos que superintendem a imprensa.

O Renovação assume os princípios fundadores da Civilização Ocidental, originários da antiguidade greco-romana do Cristianismo e do Iluminismo.

O Renovação é orientado por critérios de rigor e criatividade editorial, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política e económica, mas tem um olhar sobre o país e sobre o mundo.

O Renovação orienta-se pelo princípio da dignidade da pessoa humana e pelos valores da democracia, da liberdade e do pluralismo.

O Renovação vê com ceticismo as utopias dirigistas e prefere as mudanças graduais, suscetíveis de teste e de correção.

O Renovação coloca a liberdade no centro das suas preocupações e defende uma sociedade aberta, com instituições respeitadoras da lei e dos direitos individuais. Acreditamos que o desenvolvimento harmonioso da sociedade tem de ser inclusivo, participativo e sem preterição de ninguém.

O Renovação quer contribuir para uma opinião pública informada, interveniente e responsável. Valoriza a controvérsia e a discussão franca e descomplexada.

O Renovação dirige-se a um público de todos os meios sociais e de todas as profissões.

O Renovação procurará fórmulas atrativas e pertinentes de apresentação da informação aos leitores, respeitando os princípios deontológicos da imprensa e da ética profissional, mas dispensando o sensacionalismo.

O Renovação estará na linha da frente do processo de mudanças tecnológicas e relacionais, sempre atento à inovação e promovendo a interação com os seus leitores.