Última hora

Matosinhos alarga passe de transporte gratuito a pessoas com mais de 60% de incapacidade total

2 Junho 2021
Matosinhos alarga passe de transporte gratuito a pessoas com mais de 60% de incapacidade total
Política
0

A Câmara Municipal de Matosinhos alargou o passe de transporte gratuito, que abrange os estudantes a partir dos 13 anos a frequentar as escolas públicas, àqueles do ensino privado e cooperativo e também às pessoas com mais de 60% de incapacidade.
Esta medida, que vigorará no ano letivo de 2021/2022, poderá abranger até cerca de 800 estudantes de escolas privadas e cooperativas do concelho de Matosinhos, disse esta terça feira o vereador dos Transportes e da Mobilidade da Câmara Municipal de Matosinhos, José Pedro Rodrigues.
Já as pessoas com incapacidade permanente igual ou superior a 60% abrangidas por esta medida são mais de 3.000, adiantou o vereador com o pelouro dos transportes e da mobilidade matosinhense.
Esta proposta foi aprovada esta terça feira por unanimidade em reunião do executivo da Câmara Municipal de Matosinhos.
Em 2019, a autarquia matosinhense lançou esta medida, mas apenas dirigida aos alunos a frequentar as escolas públicas do concelho, que agora é alargada àqueles do ensino privado e cooperativo e também às pessoas com mais de 60% de incapacidade.
O vereador da Coligação Democrática Unitária (CDU), entre Partido Comunista Português (PCP) e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), revelou que, ao longo destes dois anos, cerca de 2.500 estudantes usufruíram da gratuitidade dos transportes públicos.
Para esta medida, a Câmara Municipal de Matosinhos canaliza anualmente cerca de meio milhão de euros, comentou o autarca.
José Pedro Rodrigues explicou que a comparticipação dos passes visa contribuir para uma maior utilização dos transportes públicos pelos estudantes de todo o concelho e dos seus familiares e pelos cidadãos portadores de doenças crónicas extremas.
Outro dos propósitos assenta na diminuição da utilização do transporte individual nas deslocações casa-escola, evitando congestionamentos “sérios”, sublinhou o vereador com a responsabilidade pela mobilidade e transportes.