Última hora

Governo diz que vai reforçar Medicina Intensiva e Saúde Pública para o inverno devido à Covid-19

16 Julho 2020
Governo diz que vai reforçar Medicina Intensiva e Saúde Pública para o inverno devido à Covid-19
País
0

O Governo vai reforçar com mais pessoal as unidades de Medicina Intensiva, Saúde Pública e procurar aumentar a rapidez dos testes à Covid-19 para preparar a chegada do inverno, afirmou ontem a secretária de Estado adjunta e da Saúde.
Em conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia no Ministério da Saúde, em Lisboa, Jamila Madeira indicou que está previsto, quer no orçamento suplementar, quer no programa de estabilidade económica e social, o “necessário reforço” nas unidades de Medicina Intensiva que se concluiu que era preciso nos últimos meses.
Haverá também reforços no setor da Saúde Pública para a “rastreabilidade e monitorização” e um aumento da capacidade laboratorial para que os resultados dos testes cheguem mais depressa, referiu.
Jamila Madeira acrescentou que se está a reforçar “a reserva estratégica” de equipamentos de proteção individual e de medicamentos a nível central e das Unidades de Saúde Locais e Administrações Regionais de Saúde.
“O Governo está a reforçar todas as dinâmicas instaladas no terreno e colocá-las-á ao dispor na próxima época outono/inverno”, declarou.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que Portugal está a olhar para a situação epidemiológica da Austrália, o “grande radar” do hemisfério sul que está agora no seu inverno para prever o que possa acontecer nos meses frios na Europa.
“Tiveram uma primeira onda [de Covid-19], conseguiram baixá-la e enfrentam agora uma segunda onda simétrica à primeira”, referiu.
A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 588 mil mortes e infetou mais de 13 milhões de pessoas em 196 países e territórios, mas cerca de oito milhões de doentes estão considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.679 pessoas das 47.765 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS), mas 32.476 doentes estão considerados curados.