Última hora

Barcelos acolhe Mostra Musical do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular com 375 participantes

2 Abril 2024
Barcelos acolhe Mostra Musical do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular com 375 participantes
Cultura
0

A cidade de Barcelos, no distrito de Braga, vai receber, entre 12 e 14 de abril, a 8.ª edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, contando com 375 participantes da Galiza e do Norte de Portugal.
O evento, apresentado em conferência de imprensa nos Paços do Concelho de Barcelos, terá a participação de 32 solistas e de 343 agrupamentos de cerca de 30 escolas de música e conservatórios de 22 municípios do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que interpretarão peças de música clássica e de jazz no auditório São Bento Menni e no Theatro Gil Vicente.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Barcelos adiantou que os músicos, com idades entre os 8 e os 18 anos, e os grupos, nos quais participam jovens até aos 25 anos, são provenientes de Barcelos, Gaia, Braga, Vila Nova de Famalicão, Santa Maria da Feira, Guimarães, Vila do Conde, Fafe, Bragança, O Barco de Valdeorras, Felgueiras, A Coruña, Amarante, Ferrol, Vila Real, Gondomar, Santiago de Compostela, Mirandela, Ponteareas, Esposende, Viana do Castelo e Matosinhos.
“É uma grande honra para o nosso município acolher a 8.ª edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico [do Noroeste Peninsular], pois reúne aquilo que achamos mais indicado para o nosso projeto cultural, com novos públicos e novos talentos”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, citado no comunicado.
O autarca Mário Constantino (PSD) sublinhou que a educação e a cultura são “o que mais aproxima as pessoas e o que ajuda a consolidar a paz e a democracia”, realçando ser “muito importante reunir tantos jovens espanhóis e portugueses, porque é muito mais aquilo que os une do que o que os separa”.
Por seu lado, o secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Xoán Vasquez Mao, lembrou que a candidatura de Barcelos à Mostra Musical foi aprovada “por unanimidade por todas as cidades que compõem o Eixo Atlântico”, realçando o talento e as instituições locais que trabalham na área cultural.
“O fim-de-semana musical culminará no domingo, dia 14, com a final da Mostra Musical, da parte da manhã, em que um júri profissional decidirá quem serão os/as vencedores/as, e, na parte da tarde, terá lugar a entrega de prémios no Auditório São Bento Menni. No final do evento, será interpretado o tema ‘Grândola Vila Morena’”, refere a nota do município.
Em cada edição, a Mostra Musical do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular presta homenagem a uma personalidade relevante da música clássica ou jazz da Eurorregião.
“Este ano, o homenageado será Joám Trillo, músico galego, uma das figuras mais destacadas da proteção e promoção da música galega, realizando um extenso trabalho de formação nas diferentes instituições galegas e de recuperação e difusão do repertório dos compositores galegos dos séculos XVIII, XIX e XX”, refere a Câmara Municipal de Barcelos.
A Mostra Musical do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que se realiza bienalmente desde 2008, reconhece, promove, premeia e divulga a prática musical, apoiando músicos e intérpretes que pelo seu valor e interesse possam contribuir para a divulgação do gosto pela música da Galiza e do Norte de Portugal.