Última hora

Vila do Conde traça plano para promover saúde mental em escolas para mais de cinco mil alunos

10 Outubro 2023
Vila do Conde traça plano para promover saúde mental em escolas para mais de cinco mil alunos
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde colocou em prática um plano para promover a saúde mental em contexto escolar, que pretende abranger mais de cinco mil anos de estabelecimentos de ensino do concelho.
O programa, apelidado de ‘PlenaMente’, irá debruçar-se sobre jovens que frequentem o segundo e terceiro ciclos do ensino básico, mas também estudantes do ensino secundário, e ainda professores e auxiliares da ação educativa.
A iniciativa vai, por enquanto, prolongar-se por dois anos letivos, e tem como base um estudo, já promovido pela autarquia junto da comunidade escolar local, executado por duas docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, que traçaram um diagnóstico inicial.
“Os resultados obtidos demonstram que a perceção da qualidade de vida e o sentimento de bem-estar psicológico dos nossos alunos são moderados. No entanto, houve alguns indicadores de natureza depressiva que nos alertam para trabalhar estas questões no contexto escolar”, explicou Carla Peixoto, vereadora da Educação e Ciência da Câmara Municipal de Vila do Conde.
A autarca apontou, ainda assim, que os dados “não são alarmantes, até porque estão coerentes com os indicadores a nível nacional”, mas que sugerem “a necessidade da Câmara dar o seu contributo num tema tão importante e atual”.
“Ao trabalharmos na prevenção e promoção, estamos a cuidar dos nossos jovens e a diminuir a sobrecarga nos serviços de psicologia e orientação das escolas e até nos serviços de saúde de cuidados primários”, detalhou Carla Peixoto.
A vereadora da autarquia vilacondense explicou que o projeto “já está no terreno” não só com a execução do estudo de caracterização, mas também com a formação e capacitação do pessoal docente e não docente, que já abrangeu 200 pessoas, que vão trabalhar com os técnicos disponibilizados pela autarquia.
Este programa ‘PlenaMente’ está inserido no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas de Vila do Conde 2023-2025, promovido pela município vilacondense, e foi apresentado, hoje, no Dia Internacional da Saúde Mental.