Última hora

CCP, AEP, AHRESP e ACEPI investem 8M€ para apoiar empresários do Norte na transição digital

18 Outubro 2023
CCP, AEP, AHRESP e ACEPI investem 8M€ para apoiar empresários do Norte na transição digital
Economia
0

As associações Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e Associação da Economia Digital Portugal (ACEPI) apresentam hoje um consórcio que vai investir oito milhões de euros para apoiar a capacitação para a economia digital dos setores do comércio, serviços pessoais e restauração do Norte de Portugal.
O projeto “Acelerar o Norte” vai envolver mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores destes setores e é hoje apresentado na Exponor, em Matosinhos, durante o Portugal Digital Summit 2023, organizado pela Associação da Economia Digital Portugal (ACEPI).
Focado em “aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital”, o projeto terá um investimento de oito milhões de euros e a duração de dois anos, dirigindo-se às micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal: Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.
“Através de parcerias com associações locais, universidades e municípios, o ‘Acelerar o Norte’ vai apoiar empresas e negócios de proximidade, com a criação de 16 aceleradoras do comércio digital que vão orientar e apoiar os empresários com ferramentas gratuitas de diagnóstico e consultoria, apoio à contratação de serviços digitais e capacitação”, avança a Associação Empresarial de Portugal (AEP).
Focado em “facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam às empresas estar mais perto e atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes”, o projeto vai disponibilizar gratuitamente ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio.
Propõe-se ainda prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar ‘vouchers’ até 2.000 euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.
O programa “Acelerar o Norte” é um projeto financiado pela União Europeia (UE) no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEU.