Última hora

Monstro Lixo da ACIVC e EPVC alcança 2.º lugar no “Junta-te ao Gervásio” da Sociedade Ponto Verde

10 Fevereiro 2023
Monstro Lixo da ACIVC e EPVC alcança 2.º lugar no “Junta-te ao Gervásio” da Sociedade Ponto Verde
Local
0

O projeto Monstro Lixo, por um Mundo Sustentável, da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde (ACIVC) e da Escola Profissional de Vila do Conde (EPVC), com apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, conquistou o segundo lugar no prémio nacional “Junta-te ao Gervásio” da Sociedade Ponto Verde. Competindo com 174 projetos de Norte a Sul de Portugal na área da reciclagem, alcançou o segundo lugar na categoria “Entidades de Proximidade”.
A transformação de plástico em ‘Skates’ ou uma aplicação (‘App’) que mapeia os ecopontos e esclarece dúvidas foram, também, alguns dos premiados da iniciativa.
Naquela que foi a primeira edição do “Junta-te ao Gervásio” foram premiadas sete iniciativas e atribuídas 13 menções honrosas, de acordo com o espírito da iniciativa atribuídas a projetos na área da reciclagem e da economia circular e desenvolvidos nas comunidades.
O prémio, criado pela Sociedade Ponto Verde, tem como objetivo “distinguir o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e dar visibilidade a essas boas práticas, uma vez que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários”, diz a entidade gestora da área da reciclagem num comunicado divulgado.
Segundo a lista de prémios, conhecida numa cerimónia esta quarta feira, foram distinguidos projetos também como o de fazer obras de arte a partir da reutilização de materiais. Todas as distinções têm como objetivo a promoção da reciclagem de embalagens e da economia circular.
A Junta de Freguesia de Cascais e Estoril arrecadou o galardão na categoria “Junta de Freguesia” com o projeto educativo “Torre Plstik”, e na categoria “Entidades de Proximidade” o primeiro lugar foi para a iniciativa “Green Steps”, apresentada pelo Teatro Metaphora da Associação de Amigos das Artes, de Câmara de Lobos, na Madeira.
A aplicação móvel “Eco Benefit”, criada por alunos do 7.º ano da Escola Básica Irmãos Passos, em Guifões, em Matosinhos, foi a vencedora da categoria “Cidadania Social”, entre outros premiados.
“Os sete premiados e as 13 menções honrosas, espelham o que de melhor tem sido feito em várias localidades do país, na área da reciclagem e da economia circular, com benefícios aos níveis económico, social e ambiental. Procuramos, por isso, dar palco a estes projetos para que possam ter continuidade, evoluir e ser replicados noutras regiões”, disse, citada no comunicado, a presidente da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo de Morais.