Última hora

Fábrica reabilitada para receber Museu da Indústria Têxtil em Vila Nova de Famalicão

10 Fevereiro 2023
Fábrica reabilitada para receber Museu da Indústria Têxtil em Vila Nova de Famalicão
Local
0

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão decidiu adquirir e reabilitar parte do desativado Parque Industrial Sampaio Ferreira, em Riba de Ave, para onde será transferido o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MIT) e outros serviços.
Segundo o município, em causa está a aquisição, por 354 mil euros, de uma fração com uma área de implantação de quase 4 mil metros quadrados e um logradouro de 1.235 metros quadrados daquela que foi uma das primeiras unidades fabris do Vale do Ave.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, o avanço da reconversão do Parque Industrial Sampaio Ferreira configura um “ato de justiça, que honra a história da vila de Riba de Ave”.
O autarca sublinhou que a Câmara “não pode deixar que imóveis como este, cuja identidade e história se fundem com a identidade do próprio concelho, sejam abandonados e remetidos para segundo plano”.
A fábrica Sampaio Ferreira, em Riba de Ave, foi uma das primeiras unidades fabris do Vale do Ave, construída pelo empresário Narciso Ferreira e implantada numa área de cerca de 35 mil metros quadrados.
Sobre a decisão de transferir as atuais instalações do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MIT), em Calendário, alugadas mensalmente pelo valor de 7.500 euros, para a fábrica de Riba de Ave, Mário Passos lembra “a relação umbilical” que une aquela vila ao setor têxtil.
“Riba de Ave é o berço da indústria têxtil e esta transferência honra também o MIT e o trabalho valiosíssimo que tem feito na valorização e preservação do nosso património”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A autarquia vinca que “está determinada e empenhada em fazer renascer das cinzas o legado industrial devoluto de Riba de Ave, devolvendo à vila o fulgor, a prosperidade e a qualidade de vida que se vivia no início do século XX, quando o dinamismo económico era tal que a freguesia se destacava a nível nacional”.