Última hora

Sueca Sandvik adquire empresa Frezite na Trofa

2 Julho 2022
Sueca Sandvik adquire empresa Frezite na Trofa
Economia
0

A empresa portuguesa de ferramentas de corte Frezite foi comprada pelos suecos da Sandvik, por um valor não divulgado, passando a integrar a divisão de soluções para máquinas industriais daquele grupo, foi agora anunciado.
“A Sandvik assinou um acordo para adquirir 100% das participações societárias da empresa com sede em Portugal Frezigest, SGPS (“Frezite”)”, lê-se num comunicado divulgado no ‘site’ da Sandvik, segundo o qual “a transação deverá ficar concluída durante o terceiro trimestre de 2022.
Precisando que a oferta da Frezite consiste principalmente em ferramentas de diamante policristalino [PCD, do inglês ‘polycrystalline diamond’] feitas por encomenda para aplicações em metal e madeira”, tendo “exposição ao setor automotivo, engenharia geral e segmentos aeroespaciais”, o grupo sueco adianta que a empresa da Trofa “será integrada na Walter, uma divisão da ‘Sandvik Manufacturing and Machining Solutions’”.
“Com a aquisição da Frezite, damos mais um importante passo na nossa estratégia de crescimento. Temos uma ambição clara para o nosso negócio de soluções de maquinaria de aumentar a nossa presença e fortalecer a nossa ‘expertise’ em ferramentas PCD para materiais leves”, afirma o presidente executivo (CEO) e presidente da Sandvik, Stefan Widing, citado no comunicado.
Salientando que “a Frezite reforça a oferta de produtos de alumínio PCD da Walter”, o comunicado explica que “a empresa está presente na Europa, México e Brasil” e que “as suas capacidades melhoram a proposta de valor e a posição da Walter como fabricante de componentes avançados em materiais leves”.
“A competência da Frezite e a sua oferta permitirão à Walter oferecer soluções chave na mão, o que implica uma interação mais precoce na cadeia de valor do cliente. Adicionalmente, a Frezite acrescenta um potencial de receita adjacente para a Walter no segmento ‘premium’ de madeira e de compósitos”, refere.
Também citada no comunicado, a presidente da Sandvik Machining Solutions diz que “a Frezite oferece capacidades e competências de produção complementares” e “reforça a posição” da empresa no mercado automotivo elétrico e híbrido.
“Com a sua sólida posição em ferramentas personalizadas de PCD e competências em interessantes campos adjacentes, estamos muito satisfeitos por receber a Frezite no grupo”, acrescenta Nadine Crauwels.
Fundada em 1978, a Frezite tem sede na Trofa e emprega cerca de 450 colaboradores.
Em 2021, gerou receitas de aproximadamente 450 milhões de coroas suecas (cerca de 42 milhões de euros, no câmbio atual) e, segundo a Sandvik, “deverá registar uma taxa de crescimento orgânico na ordem dos 5% no médio prazo”.