Última hora

OE2022 aprovado por PS com abstenções do PAN, Livre e PSD-M e contra do PSD, Chega, IL, PCP e BE

28 Maio 2022
OE2022 aprovado por PS com abstenções do PAN, Livre e PSD-M e contra do PSD, Chega, IL, PCP e BE
Política
0

O Orçamento do Estado para 2022 foi esta sexta feira aprovado em votação final global no parlamento, com os votos a favor do PS e as abstenções dos deputados do PSD da Madeira (PSD-M) e dos deputados únicos do PAN e Livre.
O diploma foi aprovado pela bancada do PS, que tem a maioria absoluta dos 230 lugares no parlamento, e teve as abstenções dos três deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral da Madeira, Sara Madruga da Costa, Sérgio Marques e Patrícia Dantas, assim como dos parlamentares do PAN, Inês Sousa Real, e do Livre, Rui Tavares.
PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e BE votaram contra a proposta de Orçamento do Estado para 2022.
A votação ‘desalinhada’ dos deputados do PSD-Madeira não é inédita, registou-se o pela última vez quanto à proposta orçamental do Governo para 2020.
Nessa ocasião, os três deputados do PSD eleitos pela Madeira abstiveram-se, quando o partido tinha decidido o voto contra.
Na altura, o presidente do PSD, Rui Rio, participou da situação ao Conselho de Jurisdição Nacional do partido, que arquivou o processo por considerar que “não ficou claro quem e como indicou o sentido de voto”, mas em ocasiões anteriores os deputados madeirenses chegaram a ter pelouros de coordenação retirados.
Momentos antes da votação, o ministro das Finanças, Fernando Medina, terminou o seu discurso pelas 13:10, não tendo utilizado toda a meia hora de que o Governo dispunha para a intervenção.
À semelhança do que aconteceu na votação na generalidade do Orçamento do Estado em 29 de abril, quando os dois deputados únicos do Livre e do PAN – aos quais se juntaram agora os deputados do PSD/Madeira – se levantaram para se abster, ouviram-se esta sexta feira alguns risos por parte de alguns parlamentares, nomeadamente à direita do hemiciclo.