Última hora

Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Cávado e Ave têm 83% da população do Norte

2 Maio 2022
Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Cávado e Ave têm 83% da população do Norte
Local
0

Mais de um terço (34,6%) da população portuguesa vive no Norte e a Área Metropolitana do Porto (AMP) concentra 48% dos habitantes da região, revela o relatório socioeconómico do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, agora divulgado.
De acordo com o documento, 48% da população do Norte do país concentra-se na Área Metropolitana do Porto (AMP), mas esse número sobe para 60% se se somar aos habitantes de Tâmega e Sousa, e para 83% com a população de Cávado e Ave.
Nota-se, assim, uma concentração na zona litoral, sendo que os municípios com mais de 10 mil habitantes, 56 dos 84 concelhos, representam 94,8% da população. Há 22 cidades com mais de 50 mil habitantes.
A apresentação do primeiro relatório socioeconómico do Eixo Atlântico do Nororeste Peninsular, que olha para o Norte português e para a Galiza, aconteceu hoje na sede da Associação Empresarial de Portugal (AEP), em Matosinhos, no distrito do Porto.
Este retrato demográfico confirma a tendência de diminuição da população em todas as áreas da região Norte, bem como o seu envelhecimento, com 21,4% dos habitantes acima dos 65 anos e 12,4% abaixo dos 14 anos.
Contribui para o problema de renovação geracional o saldo natural negativo, com mais mortes do que nascimentos, assim como uma baixa percentagem de estrangeiros.
Nesse campo das migrações, o saldo é positivo, com mais imigrantes do que emigrantes, mas “o diferencial está a baixar”.
Já a vizinha Galiza, com cerca de 2,6 milhões de pessoas, tem 5,68% do total da população espanhola, tendo verificado também um decréscimo de habitantes e, consequentemente, do seu peso demográfico a nível nacional.
Também nesta região do norte de Espanha se verifica uma “nítida concentração da população nas províncias de A Corunha e Pontevedra”, onde vivem 76,6% dos galegos, bem como uma concentração no litoral, com 72% da população.
Há um forte envelhecimento da população, com uma idade média de 47,8 anos, mais quatro anos que a média espanhola, com forte destaque para as províncias de Ourense e Lugo, onde a longevidade da população está muito acima das outras.
“A Galiza mantém fluxos migratórios notáveis em relação a outras comunidades autónomas, e cada vez são menores as deslocações para o estrangeiro”, realça o documento.
Verificam-se, também “altas capacidades de atração, destacando-se os procedentes de outras comunidades autónomas e uma redução dos que vêm do exterior”.