Última hora

Vice da AMP compara ANMP a claque de futebol que apoia sempre mesmo quem joga mal

16 Abril 2022
Vice da AMP compara ANMP a claque de futebol que apoia sempre mesmo quem joga mal
Política
0

O vice-presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Sérgio Humberto, comparou a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) a uma claque de futebol, que apoia sempre mesmo quando os jogadores jogam mal.
Em declarações na sequência da polémica gerada pelo anúncio do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, de querer sair da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Sérgio Humberto não se afirmou surpreendido pela posição do autarca independente.
“Não me surpreende a posição do presidente Rui Moreira, porque ele já a tinha demonstrado no mandato anterior. Ele expressa aquilo que muitos sentem e teve a coragem de tomar essa posição”, começou por dizer o também presidente da Câmara da Trofa.
Mantendo o tom crítico, afirmou que “a ANMP está para o Governo e para o PS como uma claque de futebol está para apoiar um clube, só que esta claque não assobia os jogadores quando jogam mal, está sempre a apoiar”.
“A avaliação que dou à última [direção da] ANMP, de zero a 20 é zero. Agora esta tem um crédito, que com uma presidente nova, tem de demonstrar e fazer um trabalho em favor dos municípios”, continuou o responsável da Área Metropolitana do Porto (AMP).
Neste contexto, revelou, disse que irá “dar mais algum tempo à direção para ver se tem a coragem e a determinação de defender os interesses dos municípios quando se está a falar de descentralização, de reduzir o IVA nas refeições escolares ou para a iluminação pública”.
“Se a atual direção mantiver a linha da anterior, ponderarei se a Trofa continuará na ANMP”, avisou o autarca social-democrata.
A Câmara do Porto discute na próxima terça feira a saída da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) em consequência do processo de descentralização de competências, o qual pretende assumir de forma “independente” e “sem qualquer representação”, anunciou Rui Moreira.
Em declarações, Rui Moreira disse acreditar que, com a saída da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), o Porto ainda tem hipótese de, juntamente com o Governo, discutir a transferência de competências na área da educação, da coesão social e da saúde.
“Percebo perfeitamente o Rui Moreira, subscrevo a maioria das críticas que ele faz. Tem todo o nexo, fazem todo o sentido. Ele não está apenas a defender o Porto, mas os municípios”, elogiou Sérgio Humberto.
Questionado se a posição de Rui Moreira poderá iniciar uma nova convergência fora da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Sérgio Humberto, admitiu-o, mas diz que é preciso tempo para “ver como vai ser a reação de vários municípios”.
“Se a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) não mudar de vida acho que há aqui caminho para se trilhar para um outro conjunto de municípios começar a defender os municípios e não os interesses partidários de qualquer partido, seja do PS, PSD, IL, PCP ou BE”, enfatizou.