Última hora

Marcelo Rebelo de Sousa diz que Pedro Cruz foi referência do jornalismo que “elevou a classe”

22 Abril 2024
Marcelo Rebelo de Sousa diz que Pedro Cruz foi referência do jornalismo que “elevou a classe”
Local
0

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa lamentou este domingo a morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos de idade, considerando que foi uma referência e que “elevou a classe” ao longo da sua vida profissional.
Numa nota oficial, Marcelo Rebelo de Sousa “lamenta a morte de Pedro Cruz, amigo e jornalista de referência que tanto elevou a classe ao longo da sua vida profissional, e apresenta à sua família, nesta hora tão difícil, as mais sentidas condolências”.
“Não podendo estar presente amanhã no funeral, o Presidente da República será representado pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim”, refere ainda a nota do Palácio de Belém.
Nascido na Póvoa de Varzim, Pedro Cruz começou a carreira aos 21 anos de idade nas rádios locais, mas ganhou destaque ao serviço da SIC, onde trabalhou mais de duas décadas e exerceu os cargos de coordenador da redação do Porto e subdiretor de informação.
As áreas de política e de internacional eram aquelas que acompanhava mais de perto, tendo estado presente em diversas situações de conflito e tensão internacional, nomeadamente Kosovo, Síria, Albânia, Haiti, Líbano e, mais recentemente, Ucrânia, para onde foi enviado nas primeiras semanas da invasão russa.
O velório de Pedro Cruz realiza-se este domingo, a partir das 23:00 horas, na freguesia de Aveleda, concelho de Vila do Conde, tendo o local do funeral sido alterado, segundo a família, da Igreja Matriz para a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, na Póvoa de Varzim, de onde sairá na segunda-feira a partir das 16:00 horas.
O jornal Renovação endereça as mais sentidas condolências à família do Jornalista Pedro Cruz, que tantos marcou com a sua forma abnegada, distinta, intensa e apaixonada de viver a vida.
Com a partida de Pedro Cruz, o jornalismo português perde uma das suas referências.