Última hora

Rio Ave deixa ‘fugir’ a liderança da II Liga de futebol com empate a uma bola em Mafra

24 Abril 2022
Rio Ave deixa ‘fugir’ a liderança da II Liga de futebol com empate a uma bola em Mafra
Desporto
0

Mafra e Rio Ave empataram este domingo 1-1, em encontro da 31.ª jornada da II Liga de futebol, num jogo muito animado e cujo resultado afasta os vilacondenses da liderança do campeonato e garante ao Mafra a manutenção.
O primeiro golo do jogo foi do Mafra e teve autoria de Rodrigo Martins (18), com o empate a chegar pouco depois, por Aderllan Santos (27).
Com este empate, o Rio Ave deixa a liderança do campeonato, onde está agora instalado o Casa Pia. A equipa de Vila do Conde é agora segunda classificada, com 61 pontos, menos um do que o Casa Pia, novo líder da prova. Na terceira posição, também envolvido na luta pela subida à I Liga, está o Desportivo de Chaves. Já o Mafra, que hoje garantiu matematicamente a permanência na II Liga, ocupa a 10.ª posição, com 40 pontos.
O jogo arrancou animado em Mafra, com a equipa da casa a tomar as rédeas do jogo. Com Francis Cann e Rodrigo Martins muito móveis na frente, a equipa de Ricardo Sousa foi a primeira a criar perigo, com um remate frontal de Rodrigo Martins que Jhonatan desviou para canto.
O avançado viria a estar novamente em destaque ao minuto 18 ao inaugurar o marcador. Beneficiando de um cruzamento milimétrico de Bruno Silva, que no flanco direito usou o pé esquerdo para surpreender a defesa vilacondense, Rodrigo Martins apostou no posicionamento ao segundo poste e, nas costas dos centrais, cabeceou certeiro para o 1-0.
A precisar de ganhar para se manter na liderança da liga, o Rio Ave não tremeu e o empate chegou menos de 10 minutos depois, na sequência de um pontapé de canto batido por Gabrielzinho. O cruzamento do extremo brasileiro foi direito a Renato Pantalon, que de forma inadvertida assistiu com o peito Aderllan Santos. Sozinho, só com Renan pela frente, o central do Rio Ave empatou a partida.
Até ao final do primeiro tempo as duas equipas mantiveram o futebol de ataque: Pedro Mendes cabeceou por cima da baliza do Mafra à passagem do minuto 33 e Gui Ferreira, depois de um grande lance individual, rematou junto ao poste, mas Jhonatan enviou para canto.
Mesmo com o Rio Ave a lutar pela subida à I Liga e a precisar de ganhar para não deixar fugir o Casa Pia e o Desportivo de Chaves, a segunda parte começou com o Mafra por cima no encontro.
Aos 55 minutos, a equipa de Ricardo Sousa desperdiçou a melhor ocasião do jogo até então: Mattheus Oliveira, com um passe magistral a explorar as costas da defesa do Rio Ave, isolou Rodrigo Martins, o avançado enfrentou Jhonatan, mas o guarda-redes adivinhou as intenções do avançado ‘saloio’ e voltou a salvar o empate para os vilacondenses.
Como era de esperar, com o aproximar dos minutos finais, o Rio Ave começou a aproximar-se com mais perigo da baliza do Mafra, apertou o cerco à baliza da equipa de Ricardo Sousa, mas mesmo assim voltaram a ser os ‘saloios’ a estar mais perto do golo, com Dieguinho num remate de fora da área a obrigar Jhonatan a mais uma grande defesa.
A melhor oportunidade do Rio Ave para fazer o 2-1 surgiu do pé esquerdo de Aziz, com o ganês a rematar rente ao poste depois de assistência de João Graça, e, já em cima do minuto 90, foi Ronan a desperdiçar uma boa ocasião de golo, gorando-se a hipótese de o Rio Ave chegar aos três pontos e manter a liderança do campeonato.