Última hora

Trabalhadores de cantina escolar em Vila Nova de Famalicão em greve contra sobrecarga laboral

16 Novembro 2021
Trabalhadores de cantina escolar em Vila Nova de Famalicão em greve contra sobrecarga laboral
Local
0

Os trabalhadores da cantina da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, estão hoje em greve para exigir melhores condições de trabalho, desde logo o aumento do quadro de pessoal, disse fonte sindical.
Segundo Nuno Coelho, do Sindicato da Hotelaria do Norte, os trabalhadores sentem-se “sobrecarregados”, fruto de “ritmos de trabalho intensos, que põem em causa a segurança e saúde dos trabalhadores e a qualidade e segurança alimentar”.
“Neste momento, trabalham nesta cantina quatro pessoas, seria preciso pelo menos mais uma”, acrescentou.
O sindicato reclama ainda o aumento da carga horária de alguns dos trabalhadores que estarão a cumprir apenas duas horas por dia.
O serviço da cantina está confiado a uma empresa privada – Uniself -, que o sindicato acusa de não cumprir o caderno de encargos contratualizado com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEE).
“A empresa não cumpre o quadro mínimo de densidades, as cargas horárias e categorias profissionais previstas no Caderno de Encargos. O Ministério da Educação não fiscaliza o cumprimento do Caderno de Encargos. E andamos nisto”, disse ainda Nuno Coelho.
O dirigente sindical do Sindicato da Hotelaria do Norte diz que o problema se estende à generalidade das escolas básicas e secundárias do país, já que as respetivas cantinas estão a cargo da mesma empresa.
Por isso, o Sindicato da Hotelaria do Norte tem vindo emitir pré-avisos de greve cantina a cantina, “para exigir melhores condições de vida e de trabalho”.
O Renovação contactou a empresa Uniself, mas ainda não foi possível ouvir a administração sobre o assunto.