Última hora

Editors, OMD, dEUS, Human League, Táxi, UHF e Mão Morta no Maia Compact Records Fest 2022

5 Novembro 2021
Editors, OMD, dEUS, Human League, Táxi, UHF e Mão Morta no Maia Compact Records Fest 2022
Cultura
0

O Complexo Desportivo da Maia vai receber, em março de 2022, o Maia Compact Records Fest, que vai assinalar os 25 anos da empresa que dá nome ao evento, com concertos de Editors, dEUS e Human League, entre outros.
Segundo comunicado da organização, o Maia Compact Records Fest arranca no dia 18 de março, com Herman José e The Last Internationale, seguindo-se Orchestral Manoeuvres in the Dark, Human League, UHF e Táxi, um dia depois.
Em 20 de março atuam no evento Editors, dEUS, Mão Morta e The Legendary Tigerman.
Os bilhetes vão ser colocados à venda no dia 12 de novembro, nas lojas Tubitek e na Blue Ticket.
“No grupo de amigos, era o Abílio [Silva] que tinha uns milhares de discos em casa, era ele que batia as lojas, ia aos concertos e que ouvia os programas de rádio que interessava ouvir. De tal modo, aliás, que um dia lhe falaram de um armazém, na Holanda, que enviava discos pelo correio e que talvez lhe arranjasse algumas das novidades que, apesar de tudo, não chegavam cá”, conta a história da empresa nascida em 1997, segundo o comunicado da organização.
O mesmo texto completa: “Foi porque queria discos para a sua coleção e para as coleções de uns quantos amigos que o Abílio constituiu a Compact, e foi por acreditar que a sua paixão era partilhada por muita gente mais que um dia colou numa parede do [Bar] O Meu Mercedes é Maior Que o Teu um poster a anunciar essa sua atividade, com umas quantas capas e uma morada”.
A partir daí, com a ajuda de um amigo, Abílio Silva começou a inserir os nomes das lojas de discos que o contactavam “numa base de dados: eram mais de 300, muitas ignoradas pelas multinacionais e a necessitar desesperadamente de um armazenista de confiança que não só lhes conseguisse fornecer a música dos tops como também títulos mais obscuros ou retirados de catálogo ou lançados por editoras sem representação local”.
Para além de armazém, a empresa tem também três lojas físicas para venda ao público (em Braga, Porto e Leiria), para além da loja ‘online’.