Última hora

FRICON investe 6M€ para triplicar produção de equipamentos de refrigeração em Vila do Conde

1 Setembro 2021
FRICON investe 6M€ para triplicar produção de equipamentos de refrigeração em Vila do Conde
Economia
0

A FRICON, empresa vilacondense de equipamentos de refrigeração, tem em marcha um investimento de seis milhões de euros na fábrica de Vila do Conde para aumentar a produção, digitalizar o processo e dar vigor aos sistemas de informação.
Com os investimentos em curso, a FRICON passa de uma capacidade de produção de 26 mil unidades anuais, registadas em 2020, para um total de 78 mil unidades.
“80% da produção será alocada a equipamentos de frio para supermercados e os outros 20% para os segmentos de gelados, bebidas e doméstico”, revelou fonte da empresa.
Este reforço da produção tem como objetivo “assegurar resposta ao crescimento previsto para os próximos anos”.
Ainda este ano, a FRICON somou novos mercados ao plano de expansão internacional, como Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Austrália, Nova Zelândia e México, além de um reforço de encomendas para o continente africano, segundo a mesma fonte.
Com uma forte vocação exportadora, a fabricante portuguesa alcançou globalmente um volume de negócios superior a 100 milhões de euros no ano passado. No mercado português, a FRICON registou um volume de negócios de 26 milhões de euros em 2020, um crescimento de 9% face ao ano anterior. As exportações representaram 82% do volume de negócios no mesmo período e, nos últimos três anos, a empresa fez vendas diretas numa média de 70 países.
“Verificou-se em cada uma das suas operações um crescimento em relação ao ano anterior, para o qual muito contribuiu o Brasil, onde também tem uma unidade de produção desde 1995 que integra mais de 800 trabalhadores”, explicou a empresa, em comunicado.
A FRICON, fundada em 1976 no concelho de Vila do Conde, assinala este mês 45 anos de atividade. Na fábrica localizada na freguesia de Touguinha, a sede da empresa na Europa, emprega cerca de 250 pessoas.