Última hora

Treinador do Rio Ave diz que jogo com Santa Clara “pode ser o mais importante da época”

10 Maio 2021
Treinador do Rio Ave diz que jogo com Santa Clara “pode ser o mais importante da época”
Desporto
0

Miguel Cardoso, treinador do Rio Ave, reconheceu este domingo que o jogo de terça feira, frente ao Santa Clara, da 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, “pode ser o mais importante da época” para a sua equipa.
O conjunto vilacondense, que não vence há nove jornadas consecutivas, está envolvido na luta pela permanência no principal escalão do futebol nacional, mas o técnico acredita que na deslocação aos Açores a equipa “vai somar pontos”.
“Este jogo pode ser o mais importante da época se o ganharmos. Se não o conseguirmos, teremos que olhar para a frente e continuar a acreditar, embora pense que isto [luta pela permanência] vai até final e que temos possibilidades de somar pontos em todos os jogos”, analisou o Miguel Cardoso.
O treinador do Rio Ave assegurou que o grupo está consciente da “importância do momento e do que significa ganhar”, mas deixou o alerta de que “é preciso fazer o trabalho próprio”.
“Está na altura de as coisas fluírem. Trabalhámos sobre um plano de jogo, mas com um foco muito grande no que vem de trás e que temos de levar ao limite. É importante que neste jogo haja uma clara intenção coletiva de cumprir com o plano, assim como é fundamental o controle emocional”, vincou Miguel Cardoso.
Além dessa “estabilidade emocional”, o treinador pediu “rigor nos comportamentos”, não considerando que a posição mais tranquila do Santa Clara na tabela classificativa possa ser uma vantagem ou desvantagem para o Rio Ave.
“As equipas têm um nível de seriedade muito grande e querem ganhar. Os jogadores são profissionais e certamente querem fazer mais pontos. O que acredito que vai acontecer é que quando o árbitro apitar surjam duas equipas a competir para vencer”, partilhou Miguel Cardoso.
O técnico reconheceu que também está atento aos resultados dos adversários que estão envolvidos com o Rio Ave na luta pela manutenção, nomeadamente, pelo facto dos três últimos classificados na Liga defrontarem, nesta jornada, os tês primeiros.
“Não podemos ser ingénuos e dizer que os jogos dos outros não contam. As contas no final também são feitas com os pontos que os outros não conseguem, mas é fundamental que nós somemos pontos. Acho que vamos conseguir e sinto energia para isso”, assinalou Miguel Cardoso.
Para este desafio, o treinador dos vilacondenses já tem nas opções o avançado Rafael Camacho, mas não poderá contar com o castigado Tarantini, além dos lesionados Jambor, Júnio Rocha e André Pereira.
O Rio Ave, 15.º classificado, com 31 pontos, joga esta terça feira no Açores, frente ao Santa Clara, sétimo, com 37, numa partida agendada para as 15 horas, que terá arbitragem de Hugo Miguel, da Associação de Futebol de Lisboa.