Última hora

Problema informático e presenças por confirmar criam filas para vacina contra a Covid-19 na Maia

16 Abril 2021
Problema informático e presenças por confirmar criam filas para vacina contra a Covid-19 na Maia
Local
0

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) disse esta quarta feira que um problema informático no programa que gera a convocatória para a vacinação contra a Covid-19 atrasou o processo na Maia, onde se geraram filas e horas de espera.
A situação ocorreu no Centro de Vacinação Covid-19 Maia I, que funciona em Gemunde, nas instalações da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia.
Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) confirmou que foi detetado um problema informático que atrasou o processo de vacinação contra a Covid-19 naquela localidade do distrito do Porto.
“Mas já foi ultrapassado e a situação na Maia não se deveu apenas a isso”, disse a mesma fonte.
A fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) justificou as filas e a espera com o facto de “uma percentagem elevada de pessoas que não tinha confirmado” a marcação “ter comparecido na mesma”.
“O problema é que muitas pessoas convocadas não confirmam a presença, nem respondem. E para preencher o dia e não desperdiçar vacinas, um bem tão escasso e importante, os responsáveis convocam mais pessoas”, descreveu fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
Em causa está um centro de vacinação contra a Covid-19 do qual são enviadas diariamente 1.000 mensagens, com cinco dias de antecedência, o que permite vacinar 500 pessoas por turno, de acordo com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
A pandemia de Covid-19 já provocou, pelo menos, 2.998,307 óbitos em todo o mundo, resultantes de mais de 139 milhões de casos de infeção, mas há registo de pelo menos 118.734.471 doentes recuperados.
O novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, já provocou 16.933 óbitos em Portugal, entre os 829.358 casos de infeção identificados, mas há registo de pelo menos 787.011 recuperados.