Última hora

Pavilhão de Escola Secundária de Matosinhos fechado devido a presença de Legionella SPP

22 Abril 2021
Pavilhão de Escola Secundária de Matosinhos fechado devido a presença de Legionella SPP
Local
0

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de Legionella detetada nas canalizações, mas que “não constitui qualquer perigo para a saúde”, confirmou esta quarta feira a autarquia matosinhense.
“Foram encontrados no pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar indicadores microbiológicos da presença de uma estirpe de legionella que, não apresentando qualquer perigo para a saúde, exigiu intervenções que cessassem o risco potencial”, referiu esta autarquia do distrito do Porto.
O pavilhão não reabriu com o regresso às aulas presenciais porque a estirpe de Legionella SPP foi detetada nas suas canalizações antes da reabertura das escolas.
No comunicado, a Câmara Municipal de Matosinhos explicou que realizou análises à presença de Legionella em todas as escolas e equipamentos escolares que estiveram encerrados, desde janeiro até ao início de abril, no âmbito das medidas de contenção da pandemia de Covid-19.
“Uma medida precaucionária que pretendia proteger a comunidade escolar da eventual presença deste tipo de bactérias, uma vez que o facto de as escolas terem estado encerradas constituía um fator de risco acrescido para o aparecimento desta bactéria nas canalizações”, acrescentou ainda a Câmara Municipal de Matosinhos.
“Perante a presença desta estirpe, a autarquia, em articulação com a Unidade de Saúde Pública de Matosinhos, tomou as diligências necessárias, desinfetando as canalizações através de tratamento químico e térmico”, sublinhou a autarquia matosinhense.
“Posteriormente foram recolhidas novas amostras que, depois de analisadas, evidenciaram indícios da presença da bactéria, pelo que o equipamento se mantém encerrado”, revelou a Câmara Municipal de Matosinhos.
“Todos os procedimentos para a normalização da situação estão a ser levados a cabo pela autarquia”, garantiu a autarquia matosinhense.
A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella Pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis), de dimensões pequenas, que a transportam para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.