Última hora

1.295 pessoas das 1.461 inscritas já votaram na Póvoa de Varzim para as Eleições Presidenciais

19 Janeiro 2021
1.295 pessoas das 1.461 inscritas já votaram na Póvoa de Varzim para as Eleições Presidenciais
Política
0

Mais de 80% dos eleitores inscritos para o voto antecipado nas Eleições Presidenciais votaram no passado domingo, segundo dados provisórios de 231 dos 308 municípios divulgados agora pelo Ministério da Administração Interna (MAI).
Segundo informações divulgadas, de um total de 133.399 inscritos nesses 231 municípios, votaram 110.563 eleitores, o que corresponde a cerca de 83%.
No total, estavam inscritos 246.880 eleitores para o voto antecipado que decorreu no domingo, uma semana antes das eleições para o Presidente da República.
Na Póvoa de Varzim, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Ministério da Administração Interna (MAI) dizem que estavam inscritos 1.461 eleitores para o voto antecipado as Eleições Presidenciais e votaram 1.295 pessoas, o que corresponde a 89%.
Já em Vila do Conde, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Ministério da Administração Interna (MAI) dizem que estavam inscritos 1.477 eleitores para o voto antecipado nas Eleições Presidenciais e votaram 1.340 pessoas, o que corresponde a 91%.
Depois da experiência de 2019, nas Europeias e Legislativas, o voto antecipado em mobilidade alargou-se, das capitais do distrito para as sedes dos 308 concelhos, e o objetivo é simples: evitar grandes concentrações de pessoas devido à epidemia de Covid-19 no país.
O dia de votação antecipada foi marcado por filas de pessoas para votar, em especial nas grandes cidades, o que originou várias críticas.
Quem se inscreveu para voto antecipado e não o fez poderá votar no próximo domingo 24 de janeiro.
As Eleições Presidenciais, que se realizam em plena pandemia de Covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República.
Às Eleições Presidenciais concorrem sete candidatos: Ana Gomes, apoiada pelo PAN e Livre, André Ventura, apoiado pelo Chega, João Ferreira, apoiado pelo PCP e PEV, Marcelo Rebelo de Sousa, apoiado pelo PSD e CDS-PP, Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda, Tiago Mayan Gonçalves, apoiado pela Iniciativa Liberal, e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, apoiado pelo partido RIR.