Última hora

Câmara da Póvoa de Varzim cede pavilhão municipal para vacinação contra a Covid-19

12 Dezembro 2020
Câmara da Póvoa de Varzim cede pavilhão municipal para vacinação contra a Covid-19
Local
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim disponibilizou o pavilhão municipal da cidade como espaço alternativo para as Autoridades de Saúde utilizarem no processo de vacinação da Covid-19, revelou esta sexta feira o presidente da autarquia poveira.
“Houve um primeiro contacto da responsável do ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] local a perguntar se tínhamos espaços disponíveis, e demos indicação de que podíamos colaborar, se fosse necessário, com a cedência do pavilhão municipal para apoiar nesse processo de vacinação”, revelou Aires Pereira.
O presidente de Câmara considerou que a infraestrutura, utilizada sobretudo para eventos desportivos, pode ser uma alternativa “para não sobrecarregar os Centros de Saúde e permitir um processo de vacinação com números mais elevados no concelho”.
Aires Pereira revelou que, por enquanto, “foi apenas demonstrada a disponibilidade do município em ceder o espaço” e que as decisões finais de utilização caberão às Autoridades de Saúde.
Pela terceira semana consecutiva, os números de novos com Covid-19 no concelho da Póvoa de Varzim têm vindo a diminuir, sendo que na primeira semana de dezembro foram registados 365 novos casos, numa tendência que o autarca espera que continue.
“Os dados que temos recebido indicam uma redução significativa de novos casos, que nos começa a aproximar de um patamar de saída da atual situação [de risco de contágio extremamente elevado] que condiciona a nossa vida e prejudica o comércio”, disse Aires Pereira.
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim considera que essa missão [de baixar os números de contágios] cabe também à população, lembrando que “quanto mais comportamentos preventivos adotarmos melhor será para toda a comunidade”.
A vacina contra a Covid-19, que deverá chegar a Portugal já em janeiro, será universal, gratuita e facultativa, e será disponibilizada à população de acordo com as características aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento.