Última hora

PSD quer reforço de investimentos no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde

19 Novembro 2020
PSD quer reforço de investimentos no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde
Política
0

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, acusou o PSD de apresentar propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 “avulsas” e que “aumentam significativamente a despesa”.
Ana Catarina Mendes salientou que o presidente do PSD, Rui Rio, tinha acusado a proposta do Governo de ser “um orçamento que distribuía tudo a todos” e prometido “que seria muito responsável nas propostas de especialidade”.
“Numa primeira análise breve das propostas do PSD, podemos determinar duas coisas: a primeira é que são medidas avulsas e que não respondem aos problemas estruturais do país”, criticou.
Em segundo lugar, Ana Catarina Mendes considerou que as propostas do PSD “aumentam significativamente a despesa”, contrariando o que foi dito pelo vice-presidente na bancada social-democrata Afonso Oliveira que afirmou que as 91 propostas do partido tinham “um custo residual”.
“Para quem não queria um orçamento que distribuísse tudo a todos e quem não queria um orçamento que aumentasse a despesa – e chegou aliás a dizer que o PS se venderia ao PCP e BE em muitos milhões -, a verdade é que cai por terra a sua imagem de credibilidade”, acusou.
Para a deputada e líder parlamentar do PS, a responsabilidade prometida pelo PSD para este orçamento “não se concretiza” e “as respostas que devia aos problemas estruturais do país não existem”.
“Eu julgo que valia a pena ter havido um bocadinho mais de preparação e ponderação no momento pandémico que vivemos”, afirmou.
Questionada a que propostas apresentadas pelo PSD se referia em concreto, a líder parlamentar do PS apontou “uma listagem” para a construção de hospitais, a suspensão do pagamento especial por contra (que os socialistas estimam representar uma perda de receita de 400 milhões de euros) ou a redução das portagens das antigas SCUT do interior e Algarve em 50%.
“Só as medidas para a construção de novos hospitais aumentam e muito a despesa, estão alguns previstos no Orçamento do Estado, mas não se pode dizer que se dá tudo ao mesmo tempo e não fazer o elenco das prioridades do investimento da saúde, fazendo uma listagem como se fosse uma listagem de supermercado”, disse.
Entre as propostas do PSD, conta-se o reforço do plano de investimentos para os hospitais do SNS “de acordo com o despacho 12891/2006 (Lisboa Oriental, Faro, Seixal, Évora, Vila Nova de Gaia e Póvoa de Varzim/Vila do Conde) e o despacho 198/07 (Barcelos)”.