Última hora

PS de Vila do Conde contacta ARS-N exigindo investigação sobre origem do surto de Legionella

12 Novembro 2020
PS de Vila do Conde contacta ARS-N exigindo investigação sobre origem do surto de Legionella
Local
0

O surto de Legionella que está a afetar os concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos, no distrito do Porto, registou hoje mais cinco novos casos, elevando para 72 o número de pessoas que contraiu a doença.
Estes novos casos foram todos recebidos no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, que, segundo fonte da unidade, desde 30 de outubro já prestou cuidados a 41 doentes diagnosticados com Legionella, registou cinco óbitos, e tem, neste momento, internadas 17 pessoas.
Já no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, os números não tiveram alteração em relação a quarta feira, com 25 pessoas diagnosticadas e 16 ainda internadas, mantendo os dois óbitos desde o início do mês.
No Hospital de São João, no Porto, também continuam internadas seis pessoas devido a esta doença, sendo que três estão em enfermaria, uma em cuidados intermédios e duas nos cuidados intensivos.
Assim, no total, desde o início do surto, que continua com origem desconhecida, já morreram sete pessoas das 72 que foram diagnosticadas com a doença, sendo que 39 continuam internadas.
O PS de Vila do Conde contactou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) exigindo uma investigação sobre a origem do surto de Legionella que tem afetado o concelho vilacondense e os limítrofes.
“Mais uma vez de forma errática, as lideranças da Câmara Municipal e da Delegação de Saúde estiveram a silenciar um grave problema, em vez de o tornar público por dever de informar e para que a população pudesse tomar medidas preventivas e aumentar os cuidados da sua proteção”, adiantou o PS de Vila do Conde em comunicado.
“Tentar tapar o sol com a peneira, na expressão popular, é por regra uma má política que a todos prejudica, sendo ainda de salientar que este comportamento é semelhante a outros anteriores nomeadamente na gestão da pandemia Covid-19. A desculpa que se esconde o problema para não alarmar é absolutamente incompreensível na sociedade aberta e democrática em que vivemos”, manifestou o PS de Vila do Conde na mesma nota.
O Partido Socialista (PS) de Vila do Conde, através do presidente da concelhia vilacondense, Vítor Costa, contactou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) “solicitando informações detalhadas e exigindo que sejam usados todos os meios possíveis para descobrir o local causador do surto. Sem este conhecimento, não é possível tomar medidas eficazes e a bactéria continuará a desenvolver-se”.
Na passada quarta feira, o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto.