Última hora

Assembleia Municipal de Vila do Conde aprova redução do IMI para 0,32% já para o ano de 2021

12 Outubro 2020
Assembleia Municipal de Vila do Conde aprova redução do IMI para 0,32% já para o ano de 2021
Política
0

A Assembleia Municipal de Vila do Conde aprovou, por unanimidade, a descida da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,32%, valor que será aplicado já no ano de 2021.
A medida foi aprovada na reunião magna realizada na passada quinta feira, após a proposta do executivo municipal liderado, pelo movimento independente Nós Avançamos Unidos (NAU), da presidente de Câmara Elisa Ferraz, e mereceu a concordância de PS e PSD, forças da oposição representadas na Assembleia Municipal.
A presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde considerou que esta descida da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), de 0,34% para 0,32%, se insere no compromisso do executivo em reduzir, progressivamente, até ao final do mandato, o imposto para o valor mínimo permitido por lei (0,30%).
“Desde 2015 que estamos neste percurso, depois de termos apanhado a taxa no valor máximo [0,5%]. Pela primeira vez neste município, um executivo tomou a iniciativa de reduzir esta taxa, mantendo a responsabilidade da gestão. Desde então, e até ao momento, os vilacondenses já deixaram de pagar um total de 11 milhões de euros em IMI”, afirmou Elisa Ferraz.
Da parte do PSD, o deputado Nuno Maia apontou que o seu partido era, desde 2013, “o único que defendia a diminuição da taxa do IMI”, e lembrou que, apesar das reduções consecutivos propostas pelo movimento NAU, “o valor global arrecadado pelo município com a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ao longo dos anos tem vindo aumentar, dando margem para fazer os ajustes”.
Já João Fonseca, deputado municipal do PS, considerou a medida como “lógica do eleitoralismo”, dado que as eleições autárquicas acontecem no próximo ano, apontando, também, o aumento global das verbas arrecadadas com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e criticando o executivo de Elisa Ferraz pela “incapacidade de captar fundos comunitários para executar investimentos que engrandeçam o município”.