Última hora

Empresa vilacondense FRICON distinguida com Prémio Metropolitano do Empreendedorismo

10 Julho 2020
Empresa vilacondense FRICON distinguida com Prémio Metropolitano do Empreendedorismo
Economia
0

A FRICON, empresa de frio sediada na freguesia de Touguinha, em Vila do Conde, venceu o Prémio Metropolitano de Empreendedorismo 2019, da Área Metropolitana do Porto, pelo concelho vilacondense.
O Prémio Metropolitano de Empreendedorismo da Área Metropolitana do Porto é a homenagem pública a empresas e personalidades que se tenham destacado pela sua ação inovadora e dinâmica empreendedora, imprescindível para o desenvolvimento do território e criação de valor para a Área Metropolitana do Porto.
A cerimónia realizou-se na passada semana na Alfândega do Porto e contou com a presença do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, em representação do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira. Vila do Conde esteve representada pela Presidente da Câmara Municipal Elisa Ferraz. A empresa vilacondense FRICON esteve representada pela Presidente do Conselho de Administração Isabel Azevedo.
Habituada a prever os caminhos do frio, a aposta da FRICON em áreas de atuação complementares abrange os setores domésticos, bebidas, congelados e, de forma especializada, a produção de equipamentos para consumo.
A FRICON já exportava para 110+1 países, como gostava de dizer Isabel Azevedo, administradora, para contornar a capicua, mas o objetivo era continuar a crescer e, para isso, apostar em “mercados mais populosos”. As duas fábricas de Vila do Conde são o grande motor exportador da FRICON. É a partir deste concelho que a empresa tem conquistado o mundo. Segundo Isabel Azevedo, 85% dos 21 milhões de euros que registou em 2018 de volume de negócios (valores consolidados com a operação comercial em Espanha) devem-se a vendas ao exterior.
A FRICON fechou o ano de 2019 com vendas para 115 países, mais quatro mercados que em 2018, e já está a trabalhar para entrar na Austrália e Nova Zelândia. A estratégia de internacionalização “passa por consolidar os mercados onde estamos presentes”, mas olhar também para novas geografias, diz Ricardo Pereira, da direção de marketing.
As sinergias da FRICON estão concentradas nos equipamentos de frio para os supermercados, que valem 80% do negócio, avança Hércules Zurita, diretor da empresa. Jerónimo Martins, Sonae, Intermarché, E. Leclerc, Danone, Dia, Unilever e, mais recentemente, Prozis são alguns dos muitos clientes da FRICON.