Última hora

Comissão Europeia considerou que “a desinformação é a doença do século”

19 Maio 2020
Comissão Europeia considerou que “a desinformação é a doença do século”
Tecnologia
0

A Comissão Europeia considerou esta segunda feira que “a desinformação é a doença do século”, frisando que os esforços das plataformas digitais “nunca serão suficientes” para combater a propagação de notícias falsas na internet, e ameaçou criar regras mais apertadas.
“No que toca à desinformação, nunca vamos fazer o suficiente, esta é a doença do século”, afirmou o Comissário Europeu do Mercado Interno, Thierry Breton.
Falando um debate ‘online’ promovido pelo grupo de reflexão belga Centro de Regulação na Europa e no qual participou também o presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, o Comissário Europeu frisou que o combate às ‘Fake News’ é, para Bruxelas, “extremamente importante para a democracia”, nomeadamente em altura de pandemia de Covid-19, que já provocou um aumento na propagação deste tipo de conteúdos.
“Temos cinco ou seis comissários a trabalhar nesta área e […] se as medidas em vigor não tiverem efeito, teremos de avançar para uma regulação mais reforçada”, avisou Thierry Breton.
No início de maio, a Comissão Europeia divulgou estar a registar, diariamente, mais de 2.700 artigos com ‘Fake News’ relacionadas com a Covid-19 nas Redes Sociais, entre publicações falsas ou enganosas.
Estes dados foram transmitidos ao executivo comunitário por plataformas digitais como Google, Facebook, Twitter, Microsoft e Mozilla, que se comprometeram no final de 2018 a combater a desinformação nas suas páginas, através da assinatura de um código de conduta contra as ‘Fake News’, um mecanismo voluntário de auto-regulação que nos últimos meses tem sido centrado na desinformação sobre a Covid-19.
Para o responsável francês, as plataformas digitais como o Facebook “têm obrigação de fazer diligências” para combater a desinformação.
“No final do dia, o último responsável [por conteúdos falsos disseminados] será sempre o Mark [Zuckerberg], mais ninguém”, sublinhou Thierry Breton.
E exortou, por isso, a mais ação das tecnológicas, vincando ser melhor “antecipar e evitar que a Comissão tenha de intervir ao nível regulatório”.
Também participando no debate ‘online’, Mark Zuckerberg reconheceu que o combate à desinformação “é uma batalha contínua”.
Ainda assim, realçou os esforços do Facebook nesta matéria, indicando que existem, por exemplo, cerca de 30 mil pessoas a trabalhar na Rede Social para monitorizar se os conteúdos publicados pelos utilizadores “cumprem as regras”.
Aqui inclui-se, de acordo com Mark Zuckerberg, uma filtragem tendo por base “20 categorias de conteúdos prejudicais”, entre as quais a desinformação, a informação maliciosa e ainda a incitação ao ódio.
“Estamos a ficar melhores a detetar este tipo de conteúdos”, assegurou o responsável, falando na eliminação de cerca de 15% dos conteúdos por estarem incluídos naquelas categorias. Contudo, “ainda há muito fazer”, reconheceu, também, Mark Zuckerberg.
Já em vigor na Rede Social Facebook, segundo o responsável, está um sistema que, ao detetar conteúdos falsos sobre a Covid-19, emite alertas às pessoas que interagiram com essas publicações (ao nível de gostos ou comentários), além de eliminar estas informações.
“Essa pessoa é avisada e recebe ‘links’ para fontes de informação credíveis” sobre a pandemia, adiantou Mark Zuckerberg.