Última hora

Comandante-geral da GNR diz que Portugueses “cumpriram bem” o período da Páscoa

15 Abril 2020
Comandante-geral da GNR diz que Portugueses “cumpriram bem” o período da Páscoa
País
0

O comandante-geral da GNR, Luís Botelho Miguel, afirmou que houve “uma aceitação generalizada da população” das medidas de confinamento no período da Páscoa, devido à Covid-19, e que os portugueses “cumpriram bem” e “ficaram em casa”.
O responsável falava aos jornalistas após uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que chamou a corporação para agradecer o trabalho desenvolvido nas últimas semanas.
“O Presidente chamou-nos para transmitir a gratidão pelo trabalho que os militares da GNR têm desenvolvido no Estado de Emergência”, disse Luís Botelho Miguel aos jornalistas após a reunião com Marcelo Rebelo de Sousa.
Questionado pelos jornalistas, o Comandante-geral disse que apesar de haver militares infetados com Covid-19 tal não coloca em causa a operacionalidade da GNR, nem esta está em causa mesmo que a situação do Estado de Emergência se prolongue no tempo, e disse que não tem havido problemas e que “a população está motivada”.
Em relação ao material de proteção individual Luís Botelho Miguel disse que “os meios são suficientes” e “estão a ser distribuídos de acordo com as necessidades”.
Na operação da semana passada que visou garantir o cumprimento das regras apertadas de circulação durante o período da Páscoa foram detidas 87 pessoas pela PSP e GNR, das quais 15 estavam infetadas com Covid-19, foi ontem anunciado em conferência de imprensa.
“A operação correu bem muito por conta daquilo que foi, mais uma vez, o comportamento de cidadania da sociedade neste período”, disse aos jornalistas, na conferência de imprensa, o diretor de operações da GNR.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência até às 23:59 horas de 17 de abril. Em Estado de Emergência, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Seja um Agente de Saúde Pública. Proteja-se a si. E aos outros. Fique em casa. Por si. Pelos seus. Por Vila do Conde. Pela Póvoa de Varzim. Por todos. Por Portugal.