Última hora

António Costa diz que “não vai haver limitações sobre a lotação dos veículos ligeiros” na Páscoa

5 Abril 2020
António Costa diz que “não vai haver limitações sobre a lotação dos veículos ligeiros” na Páscoa
País
0

O primeiro-ministro, António Costa, assegurou que “não vai haver limitações sobre a lotação dos veículos ligeiros”, tendo sido apenas alargada a limitação a um terço da capacidade para o transporte aéreo.
“Não vai haver limitações sobre a lotação dos veículos ligeiros. A única alteração em matéria de limitações de lotação foi clarificar que também para o transporte aéreo se aplica essa limitação”, respondeu António Costa aos jornalistas durante a conferência de imprensa na qual apresentou algumas das medidas do diploma do Governo para execução do decreto do Presidente da República que prorroga o Estado de Emergência em Portugal devido à Covid-19.
Horas antes desta conferência de imprensa, fonte do executivo tinha adiantado que, além da medida de confinamento dos cidadãos aos seus concelhos de residência durante os cinco dias da Páscoa, o Governo iria também limitar a duas pessoas a capacidade de transporte em veículos ligeiros para cinco lugares, exceção feita a familiares diretos.
De acordo com esta informação, um veículo com nove lugares, por exemplo, poderia transportar três pessoas, mas esta medida acabou por não avançar após debate em Conselho de Ministros.
Portugal registou até este domingo 295 mortes, mais 29 que no sábado, e 11.278 casos de Covid-19. São mais 754 casos que no dia anterior, correspondentes a uma taxa de crescimento de 7,2%. Há 1084 pessoas internadas, 267 nos cuidados intensivos (mais 16 que no sábado, um crescimento de 6,4%), de acordo com o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS) deste domingo. O número de recuperados mantém-se nos 75. Há 4962 pessoas a aguardar resultado laboratorial e 23.209 estão sob vigilância das autoridades de saúde.
A região Norte continua a ser a que concentra o maior número de casos, com 6530 pessoas infectadas e 158 óbitos, mais 17 que no sábado. Lisboa mantém-se o concelho com maior número de casos (681), seguido de Porto (660), Gaia (499), Gondomar (478) e Maia (422).