Última hora

Novo presidente do Eixo Atlântico aponta combate à crise demográfica como prioridade

11 Fevereiro 2020
Novo presidente do Eixo Atlântico aponta combate à crise demográfica como prioridade
Política
0

O presidente do Eixo Atlântico, Ricardo Rio, eleito em assembleia-geral, apontou o combate à crise demográfica, a mobilidade, as infraestruturas e a captação de investimentos e talento para a eurorregião como prioridades para 2020.
Na XXVIII Assembleia Geral do Eixo Atlântico, realizada em Matosinhos, o também presidente da Câmara Municipal de Braga lembrou que a crise demográfica está a causar “danos graves” nestes territórios, daí ser fundamental captar investimento.
“É necessário atrair novos investimentos para gerir emprego e fixar as pessoas no território”, frisou o novo presidente do organismo que congrega municípios portugueses e galegos.
Para Ricardo Rio, a crise demográfica no interior da eurorregião leva a “menos peso político” nas decisões dos países.
Por esse motivo, o Eixo Atlântico está a delinear uma estratégia que tem por base uma “radiografia” do território e um diagnóstico da atual situação com uma projeção até 2040.
Quanto às infraestruturas, o autarca revelou que vão ser realizadas reuniões com os ministros responsáveis pelas obras públicas de Espanha e de Portugal para a monitorização das obras previstas, desde rodoviárias a ferroviárias.
O autarca enumerou como outro dos objetivos a modernização administrativa, tornando-a “mais eficaz e eficiente” para facilitar a vida dos cidadãos e evitar a duplicação de recursos humanos e económicos.
A Assembleia-Geral do Eixo Atlântico elegeu os seus novos membros, assumindo Ricardo Rio a sua presidência, pela segunda vez, e a presidente da Câmara de Lugo, Lara Méndez, a vice-presidência.
Já a mesa da assembleia vai ser presidida pelo autarca de O Barco, Alfredo García, e vai ter como vice-presidente a autarca de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
Além da eleição, foi aprovado um orçamento de 3,9 milhões de euros para o exercício atual, dos quais 80% vão ser dedicados às atividades e projetos realizados pelo Eixo Atlântico, que integra 35 municípios galegos e portugueses, e a integração das cidades de Póvoa de Varzim, Portugal, e Culleredo, Espanha, na estrutura.