Última hora

Câmara de Vila do Conde inicia renovação de sinalética das Rotas Pedestres

12 Outubro 2018
Câmara de Vila do Conde inicia renovação de sinalética das Rotas Pedestres
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde, através do Gabinete de Arqueologia Municipal, iniciou o processo de reformulação das Pequenas Rotas do concelho. Nesta fase estão a ser renovadas as pequenas rotas 1 e 2 de Vila do Conde.
Esta melhoria acontece num momento em que a procura por atividades relacionadas com o pedestrianismo tem aumentado significativamente no concelho de Vila do Conde, nomeadamente pela passagem de peregrinos a caminho de Santiago de Compostela ou de Fátima.
Nesta fase os trabalhos em andamento correspondem à pintura de marcas ao longos do trajeto das referidas Pequenas Rotas para, de seguida, se dar andamento à colocação de balizas direcionais, de placas direcionais e de placas informativas. Os trajetos também vão ser complementados, em locais estratégicos, por painéis informativos e por mesas de interpretação.
Esta renovação faz parte de um projeto mais vasto que inclui a alteração e ou a criação de um total de 6 pequenas rotas, sendo que três vão ser implantadas a norte do rio Ave e outras três vão ser inseridas a sul do rio Ave.
Embora tenham sido desenhadas com vários objetivos em mente, estas rotas vão ter um enfoque nos muitos valores patrimoniais, culturais e ambientais que existem no território do concelho de Vila do Conde, como se de um roteiro pedestre cultural se tratasse.
No final da renovação de Rotas Pedestres de Vila do Conde o município vai estar servido por um total de 61,5 quilómetros de trilhos identificados.