Última hora

Isabel Lhano faz renascer Mural da Seca do Bacalhau de Vila do Conde

26 Julho 2017
Isabel Lhano faz renascer Mural da Seca do Bacalhau de Vila do Conde
Cultura
0

Um dos antigos edifícios da Seca do Bacalhau, em Vila do Conde, deu lugar, no ano passado, a uma tela gigantesca, exposta para a rua, onde se recuperou a memória da atividade da Seca do Bacalhau.
A conceção artística é da autoria de Isabel Lhano, que executou o mural com Marco Castiço e Miguel Pipa, do Núcleo de Arte Urbana de Vila do Conde, e o seu filho, Luís Costa.
Em primeiro plano, estão retratadas as mulheres que ali trabalhavam na salga e na secagem do bacalhau, com a frase, de Valter Hugo Mãe, “Este foi o mar das mulheres. Aqui se glorificaram e aqui naufragaram” e, na lateral, era possível ver o rosto de uma delas, vandalizado pouco depois da obra estar finalizada, em agosto de 2016.
A recuperação do mural de arte urbana na antiga Seca do Bacalhau que regista a tradição vilacondense foi terminada na semana passada, pelas mãos de Isabel Lhano e Luís Costa.
Agora, na parede lateral do edifício da antiga Seca do Bacalhau podem ser vistas as mãos de uma mulher a segurar um coração. A mudança foi iniciativa de Isabel Lhano, para quem “aquelas mulheres tinham o coração no mar, pois os seus homens eram na maioria pescadores”.
A arte urbana tem por objetivo dignificar espaços abandonados ou edifícios devolutos, dando-lhes uma nova roupagem, chamando a atenção para os mesmos, trazendo a arte para a rua, fora do seu contexto expectável de museu ou galeria de arte, democratizando-a, tornando-a mais próxima de todos.
O trabalho de arte urbana, onde mãe e filho, de forma inédita em Portugal, transformaram por completo o aspeto do edifício devoluto da antiga Seca do Bacalhau pode ser visto a qualquer hora do dia, no meio da rua, na zona onde desagua o rio Ave.