Última hora

Futura Pousada da Juventude de Vila do Conde já está em obras

6 Julho 2017
Futura Pousada da Juventude de Vila do Conde já está em obras
Local
0

A conversão do Palacete Melo numa Pousada da Juventude foi um dos principais assuntos da Assembleia Municipal de Vila do Conde do passado dia 29 de fevereiro de 2016. A escrutínio estava a autorização para a realização da despesa e a assunção de compromissos plurianuais e o ponto acabou por ser aprovado por maioria, apenas com os votos favoráveis do Partido Socialista, contra todos os partidos da oposição.
Na altura, a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, garantiu que “faz todo o sentido instalar no Palacete Melo uma Pousada da Juventude, faz todo o sentido colocar Vila do Conde na rota dos movimentos dos jovens, porque é importante para o plano estratégico do desenvolvimento do turismo em Vila do Conde”.
O presidente da Assembleia Municipal de Vila do Conde, Mário Almeida, declarou que é “a favor da preservação do Palacete Melo, mas contra a instalação de uma Pousada da Juventude neste edifício”. Mário de Almeida disse que se preocupa “primeiro com os vilacondense e só depois com aqueles que são de fora”, por isso “preferia outra utilização, como um Centro Inovador para a Juventude, um Centro Municipal da Terceira Idade, uma Universidade Sénior, um Museu do Mar ou da Criança”.
Agora, já estão a decorrer as obras de requalificação do Palacete de Melo, sito na Av. Bento de Freitas, que vai ser transformado numa Pousada da Juventude, com vários quartos duplos e camaratas, num total de 48 camas, ficando ainda a dispor de áreas de convívio, salas de jantar e de pequeno-almoço, biblioteca, sala de estar, uma marquise e jardim.
A Câmara Municipal de Vila do Conde já apresentou o projeto à Movijovem, entidade que gere a rede nacional das Pousadas da Juventude, e espera a assinatura de um protocolo para que o novo espaço seja integrado na respetiva rede nacional.
A recuperação do Palacete Melo para a instalação de uma Pousada da Juventude foi orçada em mais de 1 milhão de euros.