Última hora

Vila do Conde tem das Rendas de Habitação Social mais caras de Portugal

17 Fevereiro 2017
Vila do Conde tem das Rendas de Habitação Social mais caras de Portugal
Economia
0

Os últimos números disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes ao inquérito levado a cabo em parceria com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, apresentam Vila do Conde como um dos municípios em Portugal com as Rendas da Habitação Social mais elevada.
Segundo o mesmo estudo, o valor médio da Renda Social em Portugal é de 56 euros, mas em Vila do Conde a mesma Renda custa 116 euros, fazendo com que o município esteja no Top 5, ocupando a 2.ª posição, dos concelhos com rendas de habitação social mais elevadas.
A Câmara Municipal de Vila do Conde defendeu, em comunicado, que “em 2015, a renda média mensal nas casas da Câmara foi de 71,48 euros, valor que se tem mantido praticamente inalterado nos últimos anos, e muito inferior aos 116,00 euros referidos num recente estudo feito a partir de dados do Instituto Nacional de Estatística, referentes ao mesmo ano”. O município de “Vila do Conde solicitou já a correção dos números ao Instituto Nacional de Estatística, que se comprometeu a efetuá-la em data próxima”.
Nuno Maia, vice-presidente do PSD de Vila do Conde, salienta que “este é mais um elemento que vem desmontar a mensagem da Sr.ª Presidente de Câmara. É que se no discurso, a habitação social é uma prioridade, mas na prática, manifestamente, não o é”. Nuno Maia manifestou, ainda, que “foram necessários 3 longos anos para que o regulamento que permite a entrega da Habitação Social visse a luz do dia e, mesmo assim, uma parte dessas habitações continuará desocupada por opção da Câmara Municipal”.
Em Vila do Conde há 734 habitações arrendadas pelo Autarquia e, para Nuno Maia, “não deixa de ser caricato constatar que o valor previsto a receber das rendas, nas Grandes Opções do Plano e Orçamento em 2016, fosse de 475.000€, ficando-se o investimento em beneficiação e requalificação em 300.000€, segundo o mesmo documento”.