O programa Mar 2030 vai lançar um aviso de 20 milhões de euros para pequenas e médias empresas (PME) de transformação de pesca, que ainda estão com dificuldades devido à guerra na Ucrânia, disse o Ministro da Agricultura e Pescas.
Durante uma visita à fábrica de conservas Ramirez, em Matosinhos, José Manuel Fernandes deu conta de que está já lançado “um concurso no âmbito do Mar 2030, de 5,7 milhões de euros para a indústria de transformação da pesca, para a digitalização, para o objetivo de descarbonização”.
Mas para a semana, indicou, será lançado “um aviso de 20 milhões de euros, para as pequenas e médias empresas de transformação da pesca, que estão ainda com dificuldades por causa da guerra na Ucrânia”.
“É uma forma de compensarmos [as empresas por] aquilo que é o aumento dos custos de produção”, referiu José Manuel Fernandes.
O Ministro comentou ainda o apoio hoje aprovado em Conselho de Ministros, de 300 milhões de euros para a agricultura, indicando que “vai dar previsibilidade, estabilidade, confiança e que também reforça aquilo que é um objetivo” do Governo, que é “o rendimento do agricultor”.
O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e a Secretária de Estado das Pescas, Cláudio Monteiro de Aguiar estiveram também hoje em Vila do Conde, onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, para uma reunião com as associações do setor das pescas sobre os desafios das pescas.
Os profissionais da pesca, pela voz de Manuel Marques, Presidente da Associação dos Armadores de Pesca do Norte, expressaram as suas preocupações ao Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, identificando os principais problemas e entraves que enfrentam no quotidiano do setor.