Última hora

Trench faz parte dos jogos de tabuleiro das Olimpíadas da Mente em Londres

28 Agosto 2017
Trench faz parte dos jogos de tabuleiro das Olimpíadas da Mente em Londres
Desporto
0

Se o físico é deixado para os Jogos Olímpicos, a mente ocupa o trono na Mind Sports Olympiad, que todos os anos acontece em Londres. Nas olimpíadas da mente interessa o raciocínio estratégico e, este ano, recebem, mais uma vez, o Trench, jogo de tabuleiro criado pelo vilacondense Rui Alípio Monteiro.
O Trench foi o primeiro jogo português a fazer parte das Olimpíadas da Mente, quando marcou a sua presença no dia 23 de agosto de 2016, em Londres.
As Olimpíadas da Mente (Mind Sports Olympiad – MSO) é um evento internacional com mais de 60 competições de jogos de tabuleiro diferentes, que vão desde os clássicos Xadrez, Go, Scrabble, até aos mais recentes jogos tais como Settlers of Catan, 7 Wonders, Carcassone e, agora, o portuguesíssimo Trench.
A Mind Sports Olympiad é a mais prestigiada competição internacional de jogos de tabuleiro, aberta à participação de todos, e realiza-se anualmente, desde 1997, nos meses de verão, em Londres, Inglaterra.
As Olimpíadas da Mente estão divididas em perto de 100 disciplinas e é a principal prova do calendário internacional dedicada exclusivamente aos desportos da mente. Apesar do foco principal ser os jogos de tabuleiro, inclui também disciplinas mais amplas, como memorização e cálculo mental, por exemplo.
Durante dez dias, centenas de jogadores de todo o mundo disputam as cobiçadas medalhas de Ouro, Prata e Bronze, nas várias provas da manhã, tarde e noite. O jogador que melhores resultados alcançar numa seleção de cinco disciplinas conquista o “Pentamind”, a maior distinção individual que um jogador de jogos de tabuleiro pode receber, habitualmente acompanhada de um prémio monetário considerável.
Em agosto de 2015, à 19.ª edição da Olimpíadas da Mente, o português Ricardo Jorge Gomes, participou nas Mind Sports Olympiad e, na sua estreia, alcançou a primeira Medalha de Ouro alguma vez conquistada por um luso, ao vencer a prova olímpica de “Stone Age”.
Enquanto apreciador do “Trench”, Ricardo Jorge Gomes, campeão nacional em título, aproveitou a oportunidade e levou o jogo consigo para Londres e, aqui e ali, convidou alguns adversários para uma partida rápida no intervalo das competições. O jogo recebeu críticas positivas, de tal modo que, no último dia da prova, Ricardo Jorge Gomes desafiou Etan Ilfeld, presidente da Mind Sports Olympiad, a experimentá-lo e o xadrezista elogiou Trench como “um grande jogo de estratégia”.
O Trench foi o primeiro jogo português a fazer parte do tão prestigiado evento e o único estreante a integrar o calendário da 20.ª edição das Olimpíadas da Mente, de 21 a 29 de agosto de 2016, em Londres.
Este ano de 2017, o Trench tem um dia dedicado nas Olimpíadas da Mente e o jogo criado pelo vilacondense Rui Alípio Monteiro vai estar em competição hoje, no Trench World Championship, em Londres.