Última hora

Diretor executivo do SNS diz que novembro pode ser dramático se não houver acordo com médicos

25 Outubro 2023
Diretor executivo do SNS diz que novembro pode ser dramático se não houver acordo com médicos
País
0

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) avisa que se os médicos não chegarem a acordo com o Governo, novembro poderá ser o pior mês dos últimos 44 anos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Fernando Araújo revelou que a reorganização das urgências estará pronta até final do ano e que, dentro de pouco tempo, só poderá ir às urgências quem for enviado pela linha SNS24, por um médico ou por outro hospital.
A poucos dias de uma nova reunião entre os sindicatos médicos e o Ministério da Saúde, o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) teme que novembro seja um mês “dramático” e deixa um apelo aos médicos: “temos de reclamar direitos, mas de uma forma que seja eticamente irrepreensível”.
Sobre o aumento proposto do limite anual de horas extraordinárias das atuais 150 para 250, que os sindicatos médicos têm recusado, Fernando Araújo diz que os médicos têm razão e sublinha que é preciso encontrar “modelos que reduzam a necessidade de horas extras, que se consiga pagar melhor aos médicos pela atividade normal programada”.
O diretor executivo reconhece que a reorganização das urgências vai implicar alterar a rede e o mapa [de serviços de urgência], sublinhando: “temos que ser muito objetivos relativamente à capacidade de resposta que temos. Não podemos ter urgências que estão um dia por semana abertos, outro dia fechados”.
Ainda sobre os serviços de urgência, adianta que estão já a ser reorganizados, mas que a questão das 150 horas extraordinárias dos médicos, que nas últimas semanas se recusam a ultrapassar o limite anual de trabalho suplementar, “acabou por mudar o foco do processo”.
Dá o exemplo de projetos-piloto que afirma estarem a funcionar bem, como o da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, afirmando que, neste caso, conseguiu evitar-se muitas idas às urgências, explicando: “o SNS24 consegue ir à agenda [dos médicos de família] para marcar consultas para o dia seguinte, ou para o mesmo dia”.
“Agora, a urgência continua ainda a ser utilizada de forma indevida por alguns utentes, que, por falta de informação ou de confiança, acabam por optar por ir ao hospital sem ligar ao SNS24. Mas nesta segunda fase que vai agora avançar – estamos a trabalhar na questão jurídica e temos uma versão que acho que cumpre todos os requisitos – a urgência será realmente referenciada”, acrescentou Fernando Araújo.
O diretor executivo do SNS acrescenta que esta opção é possível do ponto de vista legal, desde que de tenha capacidade de resposta alternativa: “não se pode dizer ao doente que não pode ser atendido, mas sim que a urgência não é o melhor local para ser atendido, e que tem uma consulta agendada no dia seguinte no centro de saúde, no seu médico de família, ou até no hospital”.
Sublinha que esta será “uma mudança cultural significativa, que tem que ser acompanhada de informação e de formação”.
“Por um lado, terá que haver uma revisão do SNS24 e temos que criar nos cuidados de saúde primários uma capacidade de atendimento, entre as populações que estão a descoberto, de termos consultas todos os dias, também ao fim de semana e aos feriados, como acontece na Póvoa de Varzim”, explica.
Sobre a urgência pediátrica, admite que o caminho será a concentração de respostas, como já acontece no Norte do país.
“Temos mesmo que replicar os modelos que todo o mundo usa e, portanto, que concentrar esta resposta de urgência com alguma coerência”, refere o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo.