Última hora

Festival É-Aqui-In-Ócio leva teatro a 6 localidades diferentes nas freguesias da Póvoa de Varzim

1 Setembro 2023
Festival É-Aqui-In-Ócio leva teatro a 6 localidades diferentes nas freguesias da Póvoa de Varzim
Cultura
0

O festival de teatro É-Aqui-In-Ócio, na Póvoa de Varzim, vai, pela primeira vez no seu historial de 14 edições, abraçar as freguesias do concelho, levando espetáculos a seis localidades diferentes.
Os organizadores do certame, que se realiza entre 23 de setembro e 7 de outubro, celebraram um protocolo com a Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai e a Junta de Freguesia de Aver-o-Mar, Terroso e Amorim, com o intuito de descentralizar o festival e cativar novos públicos.
“Concretizamos um sonho antigo, promovendo a democratização da Arte de Cultura. Não podemos estar a lutar contra a centralização de Lisboa e Porto e não promover uma descentralização local, levando o teatro a mais gente do nosso concelho”, disse Eduardo Faria, líder do Varazim-Teatro, entidade que organiza ao festival.
A medida foi recebida com muito entusiasmo pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, parceira do Varazim-Teatro e do É-Aqui-In-Ócio, que viu a iniciativa como mais uma declaração de resiliência do festival.
“É uma excelente forma para o festival atingir novos públicos. Também é preciso ir à procura das pessoas e dar-lhe algo novo para experimentarem. Tenho certeza de que vamos ganhar novos apreciadores de teatro. É muito positivo que as populações das freguesias também possam ter eventos destes nas suas ruas”, disse Luís Diamantino, Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Além desta vertente abrangente, o É-Aqui-In-Ócio continua a apostar na inclusão, com a maioria dos espetáculos da programação a terem sessões com intérprete de língua gestual e também com áudio-descrição, numa medida que a organização espera, já nas próximas edições, alargar a todos os espetáculos.
Além das 14 apresentações teatrais, de companhias portuguesas e espanholas, que abrangem um público infanto-juvenil e adulto, o certame terá ainda mesas de debate, sessões de cinema e concertos, numa programação que contempla atividades quase todos os dias.
O palco central será o Cine-Teatro Garrett, no centro da Póvoa de Varzim, mas haverá espetáculos nas ruas da cidade e também nas freguesias de Argivai, Beiriz, Amorim, Terroso e Aver-o-Mar.
Com um orçamento a rondar os 100 mil euros, o É-Aqui-In-Ócio receberá um apoio de 55 mil euros, por parte da Direção-geral das Artes (DGArtes), numa verba que ainda não foi paga pelo Estado, mas que os organizadores acreditam que chegará em breve.
Este apoio tornou-se vital para a Varazim-Teatro manter o evento, e, de certa forma, a sua atividade, já que, este ano, ficou de fora do apoio sustentado de programação da DGArtes.
“Apesar de sermos uma estrutura de atividade continuada tivemos, desta vez, que concorrer a um apoio a projeto. Não é o melhor sistema, mas não podíamos deixar morrer o festival. Estamos muito gratos e contentes com este apoio, mas solidarizamo-nos com outros projetos, nomeadamente de jovens emergentes, que não receberam”, disse Eduardo Faria.
O responsável apontou que “o país devia refletir sobre a atribuição destes apoios”, lembrando que se trata “de um investimento na cultura, mas também a nível social e na economia local”.
“Estes apoios, do Estado e da Câmara, também têm impacto ao nível local, pois, além dos muitos visitantes, teremos, durante estes dias, 60 pessoas que vêm cá trabalhar, com dormidas, alimentação e gastos pessoais. Um festival como este não é apenas uma atividade lúdico-cultural, tem impacto social e económico”, concluiu o responsável da Varazim-Teatro.