Última hora

Rio Ave aplica goleada de 10-0 a seleção amadora de Vila do Conde em jogo-treino de pré-época

15 Julho 2023
Rio Ave aplica goleada de 10-0 a seleção amadora de Vila do Conde em jogo-treino de pré-época
Desporto
0

O Rio Ave Futebol CLube, da I Liga portuguesa de futebol, venceu na manhã deste sábado, por 10-0, um jogo-treino frente a uma seleção de jogadores do campeonato amador de Vila do Conde.
O clube da foz do Ave não divulgou os marcadores dos golos, apenas informou que técnico Luís Freire utilizou como ‘onze’ inicial Magrão, Karseladze, Josué, Lomboto, Sávio, Nuno Namora, Vítor Gomes, Bruno Ventura, Zé Manuel, Hernâni e André Pereira.
O treinador aproveitou ainda o apronto para observar em ambiente competitivo vários jogadores da equipa Sub-23, que podem ser chamados ao plantel principal para suprir a proibição de inscrever novos atletas, até ao final deste ano, devido a sanção da FIFA.
Em causa está a contratação do jogador camaronês Fabrice Olinga, em 2021, em que o avançado, segundo o Rio Ave, se apresentou como “atleta livre, sem vínculo contratual desde junho do mesmo ano, depois de se ter desvinculado do clube belga Mouscron”.
Consumada essa contratação, em 21 dezembro de 2021, o emblema vilacondense confirmou ter recebido uma “comunicação do Raja [Casablanca] Club Athletic, dando conta de um pretenso pré-acordo entre o jogador e o clube marroquino”.
O Rio Ave garantiu que tinha “total desconhecimento” desse pré-acordo, mas que questionou o atleta e o seu agente sobre esse alegado documento.
“Foi-nos transmitido por ambos que a proposta apresentada pelo clube marroquino não foi ao encontro das exigências do jogador, pelo que não houve nenhum acordo entre as partes, logo, por consequência, não haveria qualquer contrato”, indica o comunicado.
Segundo o Rio Ave, o atleta “foi inscrito na Liga Portugal no dia 04 de janeiro 2022, com a emissão do certificado internacional do jogador emitido pela Federação Felga, atestando que este era um jogador livre e elegível para a sua inscrição na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que considerou válida a inscrição do jogador”.
Em janeiro de 2023, o Rio Ave anunciou que apresentou recurso à FIFA sobre a decisão do organismo de impedir que o clube possa inscrever jogadores, estando a aguardar uma resposta da Fédération Internationale de Football Association (FIFA).
Este foi a segunda vitória do Rio Ave em jogos de preparação deste defeso, depois ter batido o Moreirense, também da I Liga, por 2-0.