Última hora

Câmara da Póvoa de Varzim aprova proposta de desagregação de freguesias por unanimidade

29 Novembro 2022
Câmara da Póvoa de Varzim aprova proposta de desagregação de freguesias por unanimidade
Política
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim aprovou na segunda feira, por unanimidade, em reunião de executivo, uma proposta para a desagregação das três uniões de freguesias no concelho, existentes desde 2013.
A iniciativa, avançada pela maioria do PSD e que teve os votos favoráveis dos vereadores do PS, pretende desagregar as uniões de Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, e de Aguçadoura e Navais, de modo que o concelho volte a ser constituído por 12 freguesias.
O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, considerou que a reforma administrativa territorial autárquica, realizada em 2013 pelo então Governo PSD/CDS-PP, “não trouxe”, no concelho, a poupança de recursos e melhor exercício de competências que se pretendia.
“Na Póvoa de Varzim, esta reforma causou, pelo contrário, distanciamento das populações. Os objetivos pretendidos não tiveram qualquer fundamentação. Queremos restabelecer a realidade administrativa com o conceito das juntas de freguesia de Portugal”, frisou o autarca poveiro.
O processo de desagregação já tinha começado nas três respetivas assembleias de freguesias, nas quais foram votadas as propostas nesse sentido. Agora, depois da ratificação em reunião do Câmara, o processo segue para a Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim.
“Depois da aprovação em Assembleia Municipal, será levada para a Assembleia da República. Acredito que estão reunidas todas as condições para que no próximo ato eleitoral [autárquico] de 2025 se possa voltar à realidade administrativa das 12 freguesias, que sempre existiu na Póvoa de Varzim”, acrescentou Aires Pereira.
Segundo informou a Câmara da Póvoa de Varzim, nos últimos 10 anos, o município “continuou a gerir o seu território como antes das agregações, mantendo em funcionamento todas as sedes das juntas originais, investindo no desenvolvimento individual de cada uma das 12 freguesias e criando informalmente a figura do representante de freguesia”.
Além dos votos da maioria do PSD, também os vereadores da oposição do PS deram o seu aval à proposta de desagregação, mas deixaram uma mensagem política.
“Ao contrário do que o PSD tem vindo a repetir, não é verdade que, nos últimos anos, o partido tenha mantido uma posição única sobre a agregação. Já o PS, desde a primeira hora, se opôs a esta matéria, e fomos os primeiros a propor um voto contra esta deliberação, em 2013”, disse João Trocado, vereador dos socialistas.
A reforma administrativa de 2013, feita pelo então Governo PSD/CDS-PP e negociada com a ‘troika’, eliminou mais de mil freguesias, estabelecendo o atual mapa com 3.092 autarquias.