Última hora

Papa Leão XIV atribui a vila-condense António Ferreira da Costa grau elevado de Monsenhor

29 Setembro 2026
Papa Leão XIV atribui a vila-condense António Ferreira da Costa grau elevado de Monsenhor
Local
0

O vila-condense António Ferreira da Costa foi nomeado pelo Papa Leão XIV Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário.
Natural da freguesia de Rio Mau, em Vila do Conde, António Ferreira da Costa nasceu a 8 de março de 1954. Segundo a Diocese de Braga, frequentou os Seminários Arquidiocesanos e foi ordenado sacerdote a 16 de julho de 1978.
Em setembro desse ano, iniciou o seu ministério como Prefeito e Professor do Seminário Menor de Nossa Senhora da Conceição, em Braga. Entre setembro de 1980 e setembro de 1982, exerceu funções como capelão das Escolas da Armada Portuguesa, na Base Naval do Alfeite, regressando posteriormente ao Seminário Menor de Nossa Senhora da Conceição.
Mais tarde, António Ferreira da Costa foi enviado para Roma, onde prosseguiu os estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana.
A 1 de outubro de 1990, iniciou funções na Secretaria de Estado do Vaticano, onde permaneceu durante mais de três décadas, até 2024.
Bento XVI nomeou-o a 28 de junho de 2011 como “Capo Ufficio”, ou seja, Chefe de Departamento para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano.
De acordo com os artigos 41-44 da Constituição Apostólica “Pastor Bonus”, elaborada por João Paulo II, em 1988, a secção dos assuntos gerais ou primeira secção da Secretaria de Estado do Vaticano tem como função “despachar as questões que digam respeito ao serviço quotidiano” do Papa.
O Chefe de Departamento para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano trata, ainda, da redação dos documentos que o Papa lhe confia, executando os atos relativos às nomeações da Cúria Romana, e guarda o selo de chumbo e o anel do Pescador, insígnias oficiais do Santo Padre.
Depois de terminar o serviço na Secretaria de Estado, devido à idade, o agora Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário António Ferreira da Costa foi nomeado, a 23 de junho de 2024, capelão do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Monte Sameiro, em Braga.
O título atribuído pelo Papa Leão XIV a António Ferreira da Costa é “o mais alto grau de Monsenhor encontrado fora de Roma”.