Última hora

Censos2021 dizem que concelho de Matosinhos regista redução de 1,5% no número de habitantes

29 Julho 2021
Censos2021 dizem que concelho de Matosinhos regista redução de 1,5% no número de habitantes
Local
0

O concelho de Matosinhos registou uma redução de 1,5% no número de habitantes, contando agora com 172.671 residentes, segundo os resultados dos Censos2021, adiantou ontem a presidente daquela autarquia no distrito do Porto.
A falar no período antes da ordem do dia na reunião do executivo camarário, Luísa Salgueiro revelou que os dados apontam que “a zona da orla costeira e a zona limítrofe com o concelho do Porto são as mais procuradas para viver”.
A autarca referiu ainda que uma das causas apontadas para a “redução da habitantes em Matosinhos se deve ao preço do metro quadrado ter subido acima da média dos concelhos vizinhos”.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta quarta feira os primeiros resultados do Censos2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99 por cento.
Estes serão ainda resultados preliminares, “baseados em contagens resultantes do processo de recolha”, e serão divulgados antes de terminado “todo o processo de tratamento e validação da informação recolhida”.
Os resultados definitivos deverão ser divulgados no quarto trimestre do próximo ano, mas ainda em fevereiro de 2022 serão conhecidos resultados provisórios.
O método usado por 87,5% das famílias foi o acesso direto ao ‘site’ de resposta ao Censos2021, enquanto 7,7% das respostas foram dadas com as aplicações móveis dos recenseadores e 4,1% recorreram aos ‘e-balcões’ nas Juntas de Freguesia.
A recolha de respostas decorreu entre 5 de abril e 31 de maio, com 15 mil pessoas envolvidas na operação, e a maior parte do trabalho ficou feito “apenas seis semanas depois da data do momento censitário”, a data de 19 de abril.
A quantidade de respostas dadas digitalmente “contribuiu decisivamente para que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança” no contexto da pandemia, refere o INE, destacando “o elevadíssimo nível de adesão por parte dos cidadãos” e “o empenho das equipas que trabalharam no recenseamento”.