Última hora

I Liga encerra hoje e decide a última vaga europeia e a segunda equipa despromovida

19 Maio 2021
I Liga encerra hoje e decide a última vaga europeia e a segunda equipa despromovida
Desporto
0

A I Liga de futebol encerra hoje a época 2020/21 com as decisões finais, a definição da última vaga europeia, o acompanhante do Nacional na descida ao segundo escalão e a equipa que disputará o ‘play-off’ de manutenção.
Para a Liga Conferência Europa, o sexto lugar é a vaga em aberto, numa luta em que Vitória de Guimarães – que hoje recebe o Benfica com possíveis poupanças, devido à final da Taça de Portugal -, depende apenas de si, quando soma os mesmos 43 pontos do Santa Clara, mas tem vantagem no confronto direto.
Os açorianos despedem-se do campeonato na expectativa de fazerem melhor do que o Vitória de Guimarães, num jogo em que defrontam em casa o Farense, em situação aflitiva, procurando evitar a descida de divisão.
Ainda na corrida pela Europa e pelo sexto lugar, o Famalicão, que visita o Moreirense, não está matematicamente fora da corrida, mas está dependente dos deslizes das duas equipas imediatamente acima na classificação.
Já nas contas da descida, Portimonense (14.º, com 34 pontos) e Boavista (15.º, com 33) dependem apenas de si para assegurarem a manutenção, com os algarvios a precisarem apenas de um ponto na receção ao Sporting de Braga.
O Boavista precisa de vencer fora o Gil Vicente, ou até pode empatar, mas neste caso Rio Ave (16.º, com 31 pontos) e Farense (17.º, também com 31) não poderão vencer, tendo em conta que os ‘axadrezados’ perdem no confronto direto.
O Rio Ave visita o lanterna-vermelha e já despromovido Nacional, enquanto o Farense joga nos Açores com o Santa Clara, sendo que em caso de igualdade serão os vilacondenses que ficam acima na tabela, por terem vantagem no confronto direto com os algarvios.
A equipa que ficar em 17.º vai descer de divisão, enquanto o 16.º vai disputar o ‘play-off’ de manutenção com o terceiro colocado da II Liga.
A jornada, que se iniciou na terça feira com a vitória do Paços de Ferreira na visita ao Tondela (3-2), tem o jogo entre FC Porto e Belenenses SAD às 18:00, estando a maioria dos restantes encontros marcados para as 20:00, enquanto a receção do campeão Sporting ao Marítimo encerra a I Liga da época 2020/21, às 21:45 horas.