Última hora

Vila do Conde cancela São João e atribui verbas das festas aos Bombeiros e à Cruz Vermelha

30 Abril 2021
Vila do Conde cancela São João e atribui verbas das festas aos Bombeiros e à Cruz Vermelha
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde decidiu cancelar, e não autorizar, todos os eventos que propiciem aglomerações de pessoas nas tradicionais festas de São João no concelho, anunciou hoje a autarca Elisa Ferraz.
A medida insere-se nas medidas de prevenção e contenção da pandemia de Covid-19, e, segundo a presidente da Câmara, já foi articulada com as associações locais que normalmente se envolvem nas celebrações sanjoaninas, que se assinalam na noite de 23 para 24 de junho.
“Em tempo útil, reunimos a Comissão de Festas e decidimos que, tendo em conta a necessidade de muito atempadamente se preparem as festas, não haveria condições para programar algo que exige meses de trabalho e que não sabemos se poderá acontecer dada a situação da pandemia”, revelou Elisa Ferraz.
A autarca confessou que esta “foi uma decisão difícil de ser tomada”, mas que a autarquia “não podia arriscar programar as festas sem saber se se poderão realizar”.
“A segurança e a saúde estão em primeiro lugar. Não teremos os concertos que estavam alinhavados, nem a atuação dos nossos ranchos, nem qualquer iniciativa que possa propiciar a concentração de milhares de pessoas, como tradicionalmente acontece no nosso São João”, acrescentou a presidente de Câmara.
Ainda assim, e para que o momento não seja esquecido, o município irá proceder à iluminação e decoração das ruas e promover as tradicionais cascatas de São João.
“Terão de ser celebrações mais voltadas para a família e no interior das casas. Não queremos que o espírito de São João se perca, mas também não podemos ter as pessoas a conviver nas ruas. Sendo algo decidido em tempo útil, e por um motivo que todos compreendem, as pessoas vão respeitar”, partilhou Elisa Ferraz.
Com o cancelamento do programa das festas de São João deste ano, a Câmara de Vila do Conde vai canalizar os fundos que seriam alocados às celebrações para os Bombeiros Voluntários e a delegação local da Cruz Vermelha.