Última hora

Projeto “Onda Social” quer abranger 360 a 380 jovens em risco de Matosinhos através do surf

11 Abril 2021
Projeto “Onda Social” quer abranger 360 a 380 jovens em risco de Matosinhos através do surf
Desporto
0

O Projeto “Onda Social”, que tem como objetivo estimular as capacidades sociais e emocionais de jovens em risco de Matosinhos através do surf, quer abranger 360 a 380 crianças até 2023.
Criado em junho de 2020, o “Onda Social”, programa com uma duração de três anos, encerrou agora o primeiro semestre, tendo chegado já a 64 crianças e jovens, referiu Marcelino Martins que, além de responsável pelo projeto, é diretor executivo da Escola de Surf Onda Pura, em Matosinhos.
O público-alvo deste projeto são crianças entre os 7 e 12 anos, em situação de risco e sinalizadas pela Câmara e pelos agrupamentos escolares.
Desta forma, o que este programa pretende fazer é, através da prática do surf, promover alterações e estimular capacidades sociais e emocionais das crianças abrangidas.
Além disso, quer ainda preparar os jovens para um futuro mais promissor, dar-lhes a conhecer um estilo de vida mais saudável e estimular a prática do desporto.
Neste âmbito, as crianças participam, ao longo de um ciclo terapêutico de seis meses, em sessões semanais de duas horas e meia, sendo as aulas orientadas por psicólogos e treinadores da escola de surf.
Marcelino Martins adiantou que a avaliação dos diretores de turma e psicólogos que acompanham estes jovens nas escolas que frequentam, e que agora terminaram o seu ciclo terapêutico, é “muito positiva”.
“Estão [jovens] muito mais positivos, resilientes, assíduos, disciplinados e focados. Também os resultados escolares melhoraram”, afirmou.
O diretor do projeto salientou que as crianças que agora terminaram este ciclo terapêutico saem com “noções muito claras” do que é o surf e com uma experiência “interessante”.
O confinamento causado pela pandemia de Covid-19 condicionou o desenvolvimento deste programa, tendo a escola de surf trabalhado com os jovens via online, propondo-lhes desafios relacionados com o mar, surf e ambiente, contou.
Terminado este primeiro semestre, o “Onda Social” inicia já, na próxima semana, o segundo com um novo grupo de crianças.