Última hora

Polícia Marítima reforça patrulhas durante a semana da Páscoa em Matosinhos e no Porto

1 Abril 2021
Polícia Marítima reforça patrulhas durante a semana da Páscoa em Matosinhos e no Porto
Local
0

A Polícia Marítima vai reforçar até ao fim de semana o patrulhamento nas praias, paredões e calçadões de Matosinhos e do Porto.
“Há muita gente na praia, quer no Porto, quer em Matosinhos, quer em Leça da Palmeira e a Polícia Marítima, em cooperação com a Polícia Municipal do Porto, para a área do Porto, e com a Polícia Municipal de Matosinhos, está no local a sensibilizar as pessoas, informando-as que não podem estar com a toalha”, disse o comandante da capitania do Porto, Rui Santos Amaral.
Sob a ação em curso nas praias referidas, Rui Santos Amaral sublinhou que a “orientação primeira é a sensibilização das pessoas”. “Admito que as pessoas façam alguma confusão entre o que está permitido pelo plano de desconfinamento e o que não foi excecionado”, disse o responsável da capitania, vincando, contudo, que os “casos de desobediência deliberada ou outro caso mais grave serão, obviamente, objeto de autuação”.
Com a temperatura no Porto a atingir nesta quarta feira os 29 graus e o cenário de veraneantes a poder repetir-se nos próximos dias, Rui Santos Amaral alertou que até ao fim de semana haverá “um reforço da Polícia Marítima no domínio público marítimo, nomeadamente nas praias, paredões e calçadões”.
“O que hoje aconteceu deve-se ao facto de estar uma temperatura de verão e as pessoas aproveitaram, mas contem com um reforço do patrulhamento até domingo”, acrescentou Rui Santos Amaral.
Pretende-se “garantir que a Páscoa não é um momento de deslocação e de encontro, mas, pelo contrário, mais um momento de confinamento”, justificou o primeiro-ministro, António Costa, na apresentação do plano de desconfinamento a “conta-gotas” em 11 de março.
A circulação entre concelhos de Portugal está proibida desde as 00:00 da passada sexta feira até às 5 horas do dia 5 de abril, a segunda feira após a Páscoa.
Inicialmente, previa-se que a proibição de circulação entre municípios tivesse início às 20 horas desta sexta feira, mas o Governo antecipou a entrada em vigor da medida.