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Porto de Leixões em Matosinhos condiciona acesso de carros à área portuária em 2022

30 Março 2021
Porto de Leixões em Matosinhos condiciona acesso de carros à área portuária em 2022
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O Porto de Leixões, em Matosinhos, vai condicionar o acesso de veículos ligeiros à área portuária em 2022, dando “mais um passo” no processo de descarbonização, revelou hoje a administração portuária.
Em comunicado enviado às redações, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) adiantou que, diariamente, entram mais de 1.000 viaturas ligeiras no porto de Leixões.
O que significa a libertação de, aproximadamente, um total de 246 quilos de emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, sublinhou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
“Para além de contribuir para a diminuição das emissões, as novas regras e procedimentos irão também aumentar a segurança e a proteção dentro daquela área portuária e libertar mais espaço para as operações portuárias”, frisou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Esta decisão faz parte de um protocolo de colaboração que define as novas condições de acesso e trânsito de veículos ligeiros ao Porto de Leixões a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2022, explicou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
O grupo de trabalho resultante deste protocolo, liderado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), envolve a Associação GPL – Empresa de Trabalho Portuário do Douro e Leixões, o Sindicato dos Estivadores, Conferentes e Tráfegos dos Portos do Douro e Leixões e os operadores portuários TCGL – Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões e o TCL – Terminal de Contentores (Yilport Leixões).
Este tem como missão definir as medidas necessárias à implementação do condicionamento do acesso e trânsito de veículos ligeiros e aumento da segurança e proteção na área portuária, salientou ainda a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Além disso, irão ainda ser avaliados novos locais de acesso pedonal e estacionamento, o modelo de operação do ‘shuttle’ [serviço de transporte] portuário elétrico e o reforço da infraestrutura de apoio à mobilidade elétrica, concluiu a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).