Última hora

Município de Vila do Conde dispõe de transporte para utentes para vacinação contra a Covid-19

3 Fevereiro 2021
Município de Vila do Conde dispõe de transporte para utentes para vacinação contra a Covid-19
Local
0

A vacinação contra a Covd-19 vai arrancar esta quinta feira nos concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim adaptou as instalações de uma antiga escola para posto de vacinação contra a Covid-19 no concelho. O posto de vacinação foi montado no pavilhão da antiga Escola do Cruzeiro, na freguesia de Aver-o-Mar, na Póvoa de Varzim.
Para os residentes em Vila do Conde que se tenham de deslocar ao concelho vizinho da Póvoa de Varzim, a autarquia está já a articular meios de transporte necessários.
“Para fazer face às dificuldades que possam surgir com as deslocações dos nossos Munícipes, a Câmara de Vila do Conde manifesta total disponibilidade para, em conjunto com as Juntas de Freguesia, acionar um plano que permita assegurar o transporte de todos quantos tenham dificuldade nesta deslocação”, pode ler-se num comunicado da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Esta quinta feira, o processo de vacinação arranca na região Norte, em simultâneo em sete locais: Braga, Marão e Douro Norte, Porto Oriental, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Gaia, Gondomar e na Unidade Local de Saúde Nordeste.
Nestes sete locais serão administradas perto de 900 vacinas até ao final da semana, avançou o Ministério da Saúde, ao adiantar que esta fase da vacinação vai iniciar-se na próxima semana nas restantes administrações regionais de saúde do país.
Abrangendo cerca de 900 mil pessoas, esta é uma nova etapa da Fase 1 do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que se iniciou a 27 de dezembro, e que foi recentemente atualizado, passando a incluir a vacinação simultânea das pessoas com 80 ou mais anos de idade e 50 anos ou mais que sofram de patologias crónicas.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.
A Fase 1 abrange também os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes, funcionários e utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados, assim como elementos das forças armadas, das forças de segurança, de serviços críticos e titulares de órgãos de soberania e altas entidades públicas.