Última hora

Empresa espanhola Mercadona apoia estruturas de retaguarda da Covid-19 no Norte de Portugal

5 Fevereiro 2021
Empresa espanhola Mercadona apoia estruturas de retaguarda da Covid-19 no Norte de Portugal
Local
0

A Mercadona anunciou que vai reforçar as ajudas às Estruturas de Apoio de Retaguarda Covid-19 do Norte, fazendo uma doação de produtos essenciais para o seu bom funcionamento. Estas oito estruturas estão localizadas em Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Aveiro e Vila Real, com capacidade máxima para apoiar 517 pessoas.
A empresa é parceira de oito Estruturas de Apoio de Retaguarda que acolhem utentes vítimas da Covid-19, de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e dos Lares Residenciais (LR) no Norte de Portugal.
Numa primeira fase da pandemia, em abril de 2020, a Mercadona doou 11.500 quilos de produtos, e reforça agora o seu apoio com uma segunda doação de bens essenciais para garantir boas condições de higiene e limpeza das estruturas.
Esta segunda doação, realizada no passado mês de janeiro, teve como objetivo dotar estas estruturas de produtos necessários para a limpeza, higiene e cuidado pessoal. O material entregue nas instalações do Regimento de Transmissões, no Porto, – local utilizado como apoio logístico – vai ser agora distribuído pelas Forças Armadas às oito Estruturas de Apoio de Retaguarda Covid-19.
O Secretário de Estado da Mobilidade e Coordenador do Combate à Pandemia de Covid-19 na Região Norte, Eduardo Pinheiro, destacou, citado em comunicado, que “o combate à pandemia tornou-se a maior batalha que temos enquanto sociedade. Só com o empenho e cooperação de todos, cidadãos e instituições, iremos ultrapassar este momento difícil. O donativo da Mercadona é prova disso, é um exemplo de solidariedade e de cooperação com a comunidade. A conjugação de esforços fará com que possamos reforçar as respostas nas nossas Estruturas de Apoio e Retaguarda, servindo melhor os cidadãos, sobretudo os mais frágeis”.
Ana Mendia, Diretora de Responsabilidade Social da Mercadona Portugal, afirma que, “com a situação difícil que vivemos, a Mercadona comprometeu-se desde o início a apoiar as Estruturas de Apoio de Retaguarda que foram criadas para acolher vítimas da Covid-19. Para nós é muito gratificante poder colaborar nesta iniciativa que tanto tem apoiado as vítimas da pandemia, bem como, permitido aliviar a pressão que se vive atualmente nos Hospitais”.
Em 2020, a Mercadona doou mais de 1.200 toneladas de bens de primeira necessidade a várias IPSS portuguesas, como os Bancos Alimentares do Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo, a Cruz Vermelha ou a Cáritas Portuguesa.
Paralelamente, a empresa mostrou também o seu apoio através de doações adicionais durante o ano, como foi o caso das realizadas ao Exército, Bombeiros e Polícia; a diversos Hospitais e ao Programa de Recolocação Voluntária de Menores Refugiados oriundos da Grécia. Destaque ainda para a doação especial de Natal em que a Mercadona comprou mais de 80.000 quilos de bens alimentares a distribuir por diversas instituições nos distritos nos quais está presente.
Além das doações acima referidas, a empresa colabora diretamente, a partir de cada uma das suas 20 lojas, com Cantinas Sociais de proximidade. Trata-se de uma colaboração diária, de segunda a sexta feira, que consiste na entrega de bens essenciais, alimentares e não alimentares, que são retirados das prateleiras das lojas, que se encontram em ótimas condições para consumo, garantindo sempre a máxima segurança alimentar.
Além disso, a empresa colabora com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual.